Vereadores Luciano Nascimento (PSD) e Camila Araújo (União Brasil) estiveram presentes

Post Images
Fotos: Elpídio Júnior.

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal retomou, nesta segunda-feira (11), as visitas fiscalizatórias aos equipamentos de saúde da capital potiguar. Desta vez, o encontro aconteceu no Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogas (APTAD), que funciona ao lado da UBS Pirangi (zona Sul), e contou com a participação do presidente da comissão, vereador Luciano Nascimento (PSD), e da vereadora Camila Araújo (União Brasil).

Criado em 1993, o APTAD é composto por uma equipe multiprofissional que desenvolve atividades de prevenção e tratamento de dependências químicas como acolhimento, atendimento individual e familiar, grupoterapia, iniciativas socioculturais e comunitárias, ações preventivas e educativas, além de oficinas terapêuticas. Os serviços estão disponíveis de segunda à sexta, das 13 às 19h.

Rhilma Nunes, coordenadora da instituição, informou que cerca de 6 mil pessoas estão cadastradas para receber assistência e que mais de 150 atendimentos são realizados por semana. "A gente trabalha com grupos temáticos, alguns direcionados para as questões relacionadas ao tabagismo, outros para o álcool e demais drogas. Este é o único ambulatório deste tipo em todo RN e acho que seria interessante a criação de novas unidades, devido ao agravamento do problema das drogas, o avanço do cigarro eletrônico, entre outros desafios".

"Foi uma grata surpresa ver o bom trabalho realizado pelo Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogas. Encontramos um atendimento com profissionais de diversas áreas como psiquiatria, psicologia, assistência social e nutrição. O local dispõe de sala multiuso, terapias, e possui mais de 100 pacientes ativos", pontuou o vereador Luciano Nascimento.

"Trata-se de um atendimento muito importante na nossa cidade, inclusive com demandas de vários municípios ligadas ao tabagismo, vício em maconha e outras drogadições. Então, acho oportuno evidenciar esse trabalho que a cidade tem através desse grupo que atua no APTAD", disse a vereadora Camila Araújo. 

Na sequência, os vereadores foram à UBS Pirangi para verificar o funcionamento do CAPs zona Leste, que está na zona Sul por causa de uma reforma. Entretanto, a unidade fechou antes do horário normal. Diante disso, os parlamentares se prontificaram em elaborar um relatório constando a situação e apresentar à Secretaria de Saúde de Natal.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários