Projeto de Lei na Assembleia Legistaltiva prevê mudança

Post Images
Divulgação


O Conselho Estadual de Cultura, tomando conhecimento de que tramita na Assembleia Legislativa deste Estado um projeto de lei objetivando substituir o nome da Ponte Newton Navarro, para renomeá-la como Wilma de Faria, vem publicamente demonstrar a sua preocupação com tal iniciativa, que não se coaduna com a dignidade da homenagem que foi prestada à memória do grande escritor, pintor e poeta, aliás, por ato de vontade da própria ex-governadora Wilma de Faria. Entende este Conselho que, em prosperando, o ato legislativo configurará um desmerecimento à memória da pranteada governante, assim como caracterizará um gesto de desatenção à grande figura de Newton Navarro e à cultura potiguar em geral. 

Esclarece que a professora Wilma de Faria legou uma história de vida pública que merece ser reverenciada permanentemente, inclusive dando nome a alguma grande obra, na dimensão dos seus feitos em prol do Rio Grande do Norte. Mas essa deferência não pode ser prestada em desdouro ao nome de Navarro, repita-se, por ela própria escolhido para batizar a ponte, reconhecendo que o artista pintou e celebrou Natal, o Rio Potengi e a Redinha, prenunciando com a sua escrita e os seus pincéis o que depois se transformou em notável e útil estrutura que orgulha a arquitetura brasileira. 

Por fim, apela à Assembleia Legislativa - especialmente ao digno Relator - que estanque e arquive o mencionado Projeto de Lei, em atenção à biografia dos dois grandes norte-rio-grandenses Wilma de Faria e Newton Navarro.

Natal, 15 de março de 2025
Valério Mesquita,
Presidente

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários