Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Todos os locais de votação da capital terão um voluntário; no RN serão 635 coordenadores
Na próxima segunda-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizará o treinamento de 292 Coordenadores de Acessibilidade que atuarão nas Eleições 2024 em Natal. A formação ocorrerá pela manhã e a tarde, no Fórum Eleitoral de Natal, localizado na Av. Rui Barbosa, 215, Tirol. A primeira turma iniciará o treinamento às 8h30, e a segunda, às 14h30.
O projeto iniciou em 2022 e conta com a participação de voluntários, que atuam auxiliando eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que precisam de ajuda, a dirigirem-se às suas seções eleitorais. Em Natal, haverá um Coordenador por local de votação.
A novidade para as Eleições Municipais deste ano, é que, além da capital, o projeto estará em outros 8 municípios potiguares, da Região Metropolitana de Natal e do interior do Estado, incluindo: Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre, Santa Cruz, Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. Alguns deles já realizaram o treinamento dos coordenadores.
Em 2022, o número de voluntários foi de 221, agora em 2024, serão 635 distribuídos em 14 zonas eleitorais. Confira a seguir a relação do número de coordenadores por zonas:
O que faz um Coordenador de Acessibilidade
Os Coordenadores de Acessibilidade, assim como outros voluntários, desempenham um papel importante nas eleições. Eles têm as funções de recepcionar, orientar e encaminhar eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida (incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso) até suas seções eleitorais no dia das eleições, visando garantir as possibilidades e condições de alcance na utilização, com segurança e autonomia, dos espaços urbanos por esses cidadãos.
No dia das eleições, os eleitores nomeados para desempenharem essas funções, receberão colete temático e crachá de identificação para usarem durante o trabalho, facilitando a identificação. A colaboração desses cidadãos é fundamental para que todos os que precisam deste apoio especializado nas eleições possam exercer plenamente seus direitos políticos e cidadania.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários