Espanha, Marrocos e Portugal sediam evento de 2030, que ainda terá jogos na Argentina, Paraguai e Uruguai

Post Images
Foto: Reprodução.

A Fifa anunciou, nesta quarta-feira, as sedes das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo. Espanha, Marrocos e Portugal receberão a edição de 2030. Três jogos serão disputados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país) como parte do que a Fifa chama de Celebração do Centenário, pelos cem anos do primeiro Mundial. Única candidata em 2034, a Arábia Saudita recebe a primeira edição do "novo século" da Copa.

As sedes foram anunciadas no Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual. Todas as candidaturas foram aprovadas nas inspeções técnicas. Sem concorrentes, as sedes de 2030 e 2034 foram confirmadas pelo presidente Gianni Infantino após decisão por aclamação.

Copa de 2030

Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes oficiais da Copa de 2030.Uruguai, Argentina e Paraguai também recebem jogos, mas apenas uma partida em cada país como forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930. Estas partidas serão na semana anterior à abertura oficial da Copa.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, discursou e disse que era "um dia histórico para o futebol", citando o Mundial de 1930, vencido pelos uruguaios no Estádio Centenário. Ao seu lado estavam os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia, que também falaram.

- Primeira final se jogou no Centenário (estádio no Uruguai). Hoje nós estamos decidindo a sede de uma Copa, a sede do centenário do Mundial. Podemos mostrar ao mundo, como disse o presidente Infantino, que o futebol nos une. Estamos em uma frente histórica e podemos mostrar um bom trabalho em equipe para fazer história unindo três continentes atrás de uma paixão - disse Alejandro.

O Estádio Centenário, do Uruguai, receberá o primeiro jogo da Copa. O Monumental será o estádio da Argentina. O indicado pelo Paraguai está sendo construído e levará o nome de Osvaldo Domínguez Dibb (pai do presidente da Conmebol Alejandro Domínguez e que morreu no começo do ano).

Na avaliação técnica das candidaturas, o trio Espanha-Portugal-Marrocos recebeu uma nota média de 4,2, tendo 5 como nota máxima possível. Os três países sul-americanos atingiram, em conjunto, nota 3,6. Estádios, acomodação e transportes são os pontos mais preocupantes das sedes sul-americanas, com risco considerado médio, sem comprometer a realização do evento.

A candidatura da Copa de 2030 propõe, em sua fase principal, jogos em 20 estádios (11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal) de 17 cidades, sendo nove espanholas (incluindo a insular Las Palmas, perto da costa marroquina), seis no Marrocos e duas em Portugal (Lisboa e Porto). O número é 40% superior ao mínimo exigido pela Fifa, de 14 estádios.

Copa de 2034

Também foi confirmada a Arábia Saudita como sede do Mundial de 2034. O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a final. A candidatura saudita recebeu nota 4,2 de um máximo possível de 5.

Uma das cidades propostas para receber jogos é a futurista Neom, que está sendo desenvolvida no Noroeste do país, na costa do Mar Vermelho, baseada em energia renovável e transporte sustentável.

A candidatura da Arábia Saudita, no entanto, sofre críticas de organismos internacionais de direitos humanos, que cobram da Fifa que não realize a Copa de 2034 no país. A Noruega reclamou formalmente da escolha.

Esporte.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários