Dados são do Observatório Nacional da Mulher na Política, por meio da nota técnica nº 6

Post Images
Foto: Reprodução.

De acordo com a Nota Técnica nº 6 do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), em 14 municípios do Rio Grande do Norte, ao menos um partido não cumpriu a cota de 30% de candidaturas femininas nas eleições municipais de 2024. A apuração dos dados foi feita nesta sexta-feira (11), pelo Blog de Anna Ruth Dantas. A legislação eleitoral brasileira exige que partidos apresentem no mínimo 30% de candidatas mulheres, mas esses municípios estão entre os 772 do país onde a regra foi descumprida.

Apesar dessa situação, a maioria dos municípios potiguares respeitou a legislação. Segundo o relatório, em 153 dos 167 municípios do estado (91,62%), todos os partidos políticos cumpriram a cota de gênero. O documento destaca que, em todo o Brasil, a participação feminina nas candidaturas variou de 34% a 36%.

O relatório do ONMP é parte de uma análise nacional que monitora o cumprimento das cotas de gênero e tem como objetivo garantir a representatividade de mulheres nas eleições. Confira os números na íntegra clicando AQUI.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários