Cobrança foi feita em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa.

Post Images
Foto: ALRN.

A deputada estadual Cristiane Dantas voltou a cobrar da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN), a criação de uma linha de cuidados para prevenir e cuidar das mulheres com endometriose no Rio Grande do Norte. A cobrança foi feita em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa.

"É um problema que muito me preocupa, a endometriose, que inclusive já promovi audiência pública para debater. Já fizemos reunião com a Sesap defendendo a criação de uma linha de cuidados para tratar deste problema que afeta muitas mulheres, mas não houve avanços", disse.

Cristiane informou que no momento as pacientes com endometriose só podem ser atendidas na Januário Cicco, que conta com especialistas. "Mas hoje é humanamente impossível atender a demanda que surge no ambulatório, que já atende 40 mulheres por mês, mas 119 estão na fila de espera por uma consulta para diagnóstico", informou.

A deputada acrescentou que a demanda é tão alta, que a unidade não dá conta nem para as cirurgias. "Hoje há 42 pacientes com processo judicial na fila de espera da cirurgia. São pessoas que sentem muitas dores e isso provoca um abalo na qualidade de vida. Então é preciso que essa situação seja vista com a devida atenção que merece", solicitou Cristiane Dantas.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários