O pagamento da fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, foi realizado nesta quinta-feira (27)

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A indefinição na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 impactou diretamente o financiamento de serviços essenciais, como a Operação Carro-Pipa. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou que, para garantir o pagamento de despesas administrativas, como salários de terceirizados, aluguel, água e energia, a pasta precisou priorizar esses gastos antes de liberar os recursos para a distribuição de água potável no semiárido nordestino.

O pagamento da fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, foi realizado nesta quinta-feira (27), após um pedido de descentralização de recursos feito à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional. O pedido foi encaminhado em 7 de fevereiro e aprovado somente nesta data, devido à ausência de uma LOA aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Em entrevista ao Portal 96, Émerson Dal Secchi, diretor de Orçamento e Finanças do MIDR, explicou a situação: "Não houve interrupção dos serviços, apesar do atraso. Por conta da LOA que não foi aprovada, a gente só pode pagar 1/12 avos do valor previsto no projeto de lei. No financeiro, o valor é ainda menor, 1/18 avos. Tivemos que fazer uma escolha: ou pagávamos despesas administrativas ou o Carro-Pipa. Como eram pessoas que dependiam desses salários, optamos pelo pagamento das despesas administrativas".

A Operação Carro-Pipa atende mais de 1,5 milhão de pessoas em cerca de 34 mil cisternas coletivas em municípios do semiárido nordestino que estão em situação de emergência ou calamidade pública. Criada em setembro de 2012, no governo Dilma Rousseff, a iniciativa fornece água potável a populações rurais por meio de caminhões contratados, controlados e fiscalizados pelo Exército.

A votação do projeto orçamentário está marcada para 11 de março na CMO. O relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), deverá apresentar o relatório final antes da sessão. Após a aprovação na comissão, o projeto será encaminhado para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, com data a ser definida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A previsão é que, após sancionada, a LOA normalize os repasses, permitindo um investimento de R$ 800 milhões na Operação Carro-Pipa em 2025.

A demora na aprovação do Orçamento tem sido atribuída à pressão de setores do Congresso, que condicionam a votação à liberação de emendas parlamentares bloqueadas. 
 

do Portal 96fm Natal

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

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