Chega! conquistou 18% dos votos e elegeu 46 deputados, mas não deve integrar o novo governo

Post Images
Foto: Reprodução.

Os três partidos de direita venceram a esquerda com margem confortável de votos e deverá governar Portugal, após as eleições legislativas realizadas nesta domingo (10).

De acordo com os votos apurados até 21h30 (hora de Brasília), a aliança de centro-direita liderada pelo PSD deverá eleger 79 deputados e o Chega!, de direta, conquistou 48 assentos na Assembleia da República, enquanto a a Iniciativa Liberal (IL), também do campo conservador, elegeu 8 parlamentares. No total, o campo da direita elegeu ao menos 131 de um total de 230 deputados.

A abstenção foi a memnor desde a eleição de 1995, caindo substancialmente dos 42% de eleitores que não compareceram às urnas na disputa anterior. Neste domingo, a abstenção somou 33,8%, considerada baixa para os padrões do regime parlamentarista onde o voto não é obrigatório

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, reconheceu a derrota há poucos instantes e disse ainda que já felicitou o secretário-geral do PSD, Luís Montenegro. O PS elegeu 75 deputados e o Bloco de Esquerda (BE), apenas cinco. A derrota da esquerda tornará sua bancada a mais reduzida dos últimos tempos.

Chega! fora do governo

Durante coletiva, esta noite, Montenegro reafirmou promessa de campanha de que não convidaria o Chega! para compor o governo. Essa decisão deixa a aliança vencedora com maioria quase precária, em relação à esquerda.

Como determina o rito em um regime parlamentarista, o presidente português Marcelo Rebelo de Souza deverá convidar o líder do PSD e da AD,  a formar o futuro governo, deflagrando negociações com objetivo de ampliar a aliança com o Chega e a Iniciativa Liberal.

Diário do Poder.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários