Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Entre outras pautas, ficou determinada a visita de empresários argentinos para conhecer a cadeia leiteira do RN
A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta segunda-feira (09), a Cônsul-Geral da Argentina, Julieta Grande, para tratar de intercâmbios entre os dois países, especialmente nas áreas de comércio, turismo, cultura e educação. Como resultado da visita, ficou determinada a articulação para uma visita de empresários argentinos, com previsão para o primeiro trimestre de 2025, para uma imersão a fim de conhecer a produção de leite no Rio Grande do Norte e toda sua cadeia.
“Aqui no Rio Grande do Norte temos uma bacia leiteira extraordinária e uma forte produção de queijo”, afirma a governadora Fátima Bezerra. Além disso, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, explica que “temos uma produção de soro de leite que abre mercado potencial para a indústria do leite em pó”.
“Podemos começar trazendo as empresas que produzem maquinários. Trazê-las para que entendam a produção e as máquinas que seriam necessárias”, afirma Julieta Grande. A governadora ressaltou que o Rio Grande do Norte tem como atrativo o Proedi, política estadual de estímulo fiscal para empresas, e a importância de fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar.
“Nós temos uma indústria de sorvete muito forte, está entre as cinco maiores do Brasil, sendo a maior do Norte e Nordeste. E também temos uma indústria de achocolatado, que é a maior indústria do Brasil também no ramo do café. Nosso mercado é muito pujante e que já está dando muita importação de produtos da Argentina nessa área”, esclarece Torquato.
Também foram discutidas questões na área de Cultura, Educação e Turismo. “Para mim, em particular, a pauta da cultura e a pauta da educação são muito importantes. Acredito que a base do entendimento dos povos é essa relação entre as sociedades. Cultura e educação são o cimento da relação”, diz Julieta Grande sobre a possibilidades de fazer intercâmbios de pesquisas, de conhecimentos de alunos e professores entre universidades argentinas e universidades do Rio Grande do Norte. No que diz respeito à cultura, ficou aberto o diálogo para a possibilidade de residências artísticas entre os dois países.
Na área do Turismo, a Argentina é um forte mercado emissor de turistas para o Rio Grande do Norte, que possui dois voos diretos semanais para o país vizinho, com previsão para começar um terceiro ainda em janeiro de 2025. “Conversamos sobre a possibilidade de disponibilizar uma campanha para divulgar Buenos Aires aqui em Natal, e a mesma coisa na Argentina, divulgando o Rio Grande do Norte lá. Outdoors, TV, influenciadores digitais, enfim, uma campanha”, conta Raoni Fernandes, Diretor Presidente da Emprotur.
Julieta Grande é Cônsul-Geral da Argentina em Recife, com jurisdição nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Primeira mulher diplomata argentina a ocupar esse posto, possui ampla experiência nas áreas de negociações e promoção comercial. Durante sua estadia no Rio Grande do Norte, Julieta também visitará a FIERN, a Fecomércio, a Secretaria de Cultura e a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte.
Também participaram da reunião os secretários de estado, Ivanilson Maia, secretário de Estado Adjunto Chefe do Gabinete Civil; Sílvio Torquato, (Desenvolvimento Econômico); Solange Portela (Turismo); Mary Land Brito (Cultura); Raoni Fernandes, presidente da Emprotur; Gilson Mathias, Diretor Geral da Fundação José Augusto e Jane Araújo, secretária executiva da Receita da Secretaria de Estado da Fazenda.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários