Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
A conclusão das instalações físicas do Hospital Metropolitano está prevista para 2026
A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (3) a abertura do novo serviço de ortopedia de baixa e média complexidade para a Região Metropolitana de Natal, com foco na descentralização do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O serviço ortopédico será ofertado pelo Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, a partir de janeiro do próximo ano.
Segundo a governadora, o custeio mensal do serviço, estimado em R$ 900 mil, será feito por meio do Ministério da Saúde, que fará o incremento de financiamento nos serviços de Média e Alta Complexidade (MAC). O recurso foi assegurado após apresentação do projeto à ministra Nísia Trindade, em Brasília, na semana passada.
"Asseguramos o compromisso de repasse de R$ 900 mil mensais para o custeio do serviço de baixa e média complexidade em ortopedia. Esse aporte representa um marco inédito para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Rio Grande do Norte, sendo uma ação concreta de cooperação federativa", disse Fátima Bezerra, durante coletiva na Governadoria do Estado.
O Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, já consolidado como maternidade de risco habitual e referência em cirurgias eletivas, vai passar por adaptações estruturais para receber o serviço ortopédico, que contará com uma entrada independente.
"Após análises em outras unidades hospitalares da Região Metropolitana, o Hospital Regional Alfredo Mesquita foi o espaço mais adequado para abrigar o novo serviço. Dessa forma, o atendimento ortopédico será instalado na unidade, com o apoio financeiro do governo federal", reforçou a governadora.
A gestão do serviço será feita pelo Consórcio Interfederativo em Saúde, inspirado no modelo do Consórcio do Seridó. O objetivo é abranger a demanda dos municípios que mais encaminham internações em baixa complexidade ao Hospital Walfredo Gurgel: Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim.
Segundo a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho, todos os pacientes que não estão relacionados com o perfil do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel — especializado em alta complexidade ortopédica — serão encaminhados, via regulação, para a nova unidade.
"Todas as pessoas que sofrerem pequenos traumas, como em braços ou pernas, que não envolvam pescoço ou crânio, por exemplo, serão encaminhadas ao hospital de Macaíba", disse Ramalho.
A nova estrutura, ressaltou a secretária, não reduzirá a atual estrutura do Alfredo Mesquita, que é especializado em atendimento obstétrico. A unidade hospitalar vai receber oito leitos clínicos, sala de cirurgia, sala de gesso (imobilização) e uma recepção adequada.
"Dessa forma, o hospital estará apto a atender os municípios e os pacientes de maneira acolhedora e confortável, oferecendo à população do Rio Grande do Norte a possibilidade de utilizar os serviços de acordo com o perfil previsto para a unidade", explicou a secretária.
Novos leitos
Além disso, a Secretaria de Saúde Pública (SESAP) iniciou nesta terça-feira a entrega de 16 leitos para o Hospital Walfredo Gurgel. Os novos leitos passam a receber pacientes já nesta semana. Outros 23 leitos serão abertos até o próximo dia 6 de dezembro.
As novas vagas hospitalares, pontuou Fátima Bezerra, integram o plano de contingência elaborado para minimizar a superlotação da maior unidade hospitalar do estado. "Com estes 39 leitos, a expectativa é desafogar o Walfredo Gurgel”, disse.
A secretária Lyane Ramalho ressaltou ainda que, até o fim do ano, o governo estadual terá 125 novos leitos de retaguarda ortopédica na rede estadual. As vagas foram abertas nos hospitais Deoclécio Marques (Parnamirim) e João Machado (Natal), ao longo dos últimos meses, em razão das obras estruturais no Hospital Walfredo Gurgel.
"Os leitos foram temporariamente transferidos para outras unidades, como o Hospital Regional de Parnamirim e o Hospital João Machado, garantindo que nenhum leito fosse desativado", explicou a secretária de saúde.
Novo Hospital Metropolitano
Além das medidas para desafogar os atendimentos ortopédicos, a governadora Fátima Bezerra anunciou que deve lançar até dezembro a licitação destinada à construção do Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte.
O hospital será localizado em Emaús, Parnamirim, e já possui a licença ambiental e a aprovação da Vigilância Sanitária. "Estamos nas tratativas finais com a Caixa Econômica Federal para viabilizar o processo. Assim, esperamos iniciar a construção ainda no primeiro semestre do próximo ano", detalhou a governadora.
A conclusão das instalações físicas do Hospital Metropolitano está prevista para 2026. Esse projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Com esse investimento, damos mais um passo importante para fortalecer a saúde pública no estado. Se tudo seguir conforme planejado, no primeiro semestre do próximo ano estaremos prontos para dar início às obras ", concluiu a chefe do Executivo.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários