Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Objetivo é desafogar a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel e melhorar o atendimento ortopédico na região metropolitana
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou de uma vistoria ao Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, onde está sendo montada uma nova estrutura para o atendimento de ortopedia de média e baixa complexidade. O objetivo da visita desta sexta-feira (10) foi acompanhar os preparativos para a implantação do serviço, que visa desafogar a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e garantir um atendimento de qualidade para a população da região metropolitana.
A iniciativa é fruto de um acordo judicial firmado entre o MPRN, o Estado e os Municípios de Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. A vistoria foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e contou com a participação da governadora do RN, Fátima Bezerra e de secretários de saúde dos Municípios que pactuaram o acordo judicial, além da 47ª promotora de Justiça de Natal, Iara Pinheiro e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop-Saúde), Rosane Moreno.
A previsão é que em 40 dias a unidade esteja pronta e equipada para atender pacientes com necessidades ortopédicas de média e baixa complexidade, beneficiando a região metropolitana de Natal, composta por diversos municípios.
“Com essa nova estrutura que terá oito leitos, sala de gesso e de sutura e consultórios médicos espera-se uma significativa redução na superlotação do Walfredo Gurgel que historicamente concentra todo tipo de atendimento ortopédico do mais simples ao mais grave e essa é a principal fonte de superlotação da unidade”, observou Iara Pinheiro.
A representante ministerial reforçou que esse é um problema que já tem ação judicial em andamento. “Fizemos duas audiências no segundo semestre de 2024 e uma na Promotoria semana passada com a Sesap e a Procuradoria-Geral do Estado”, pontuou.
O acordo visa não apenas melhorar o atendimento ortopédico na região, mas também garantir que o serviço seja prestado de forma contínua, 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma equipe multidisciplinar capacitada.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários