Ministério da Saúde cita que houve “desabastecimento momentâneo” de imunizantes

Post Images
Foto: Adriano Abreu.

Municípios da Região Metropolitana de Natal estão sem imunizantes contra a covid-19. Na capital, as últimas unidades possuíam prazo de validade até o último dia 6 deste mês. De lá para cá, o Município não recebeu nenhuma dose. Em Macaíba, Extremoz, São José de Mipibu e Parnamirim também não há mais doses. Há informações de que a situação é a mesma em todo o RN.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), responsável pela distribuição dos imunizantes, não respondeu como está a situação nos municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Natal (SMS), parte das doses da capital venceu no dia 27 de setembro e outra parte no último dia 6 de outubro. “Não há previsão de chegada de novas unidades. A informação que circula é que falta vacina em todo o Estado, tanto adulto quanto infantil”, disse a SMS Natal. Na Unidade Básica de Saúde de Brasília Teimosa, na zona Leste da cidade, a busca pelo imunizante tem sido baixa, mas, quem procura se vacinar, não consegue acesso à proteção.

“Cerca de duas pessoas procuram a unidade por dia para se vacinar contra a covid-19, mas nós aguardamos novas doses e não temos como ofertar o imunizante. As demais vacinas seguem sendo aplicadas normalmente”, falou a administradora da unidade, Albertina Bessa. “Algumas doses venceram sem que houvesse procura suficiente para ela. Felizmente, foram poucas [doses]”, complementa a responsável técnica pela sala de vacinação da UBS, Vicentina Gurgel. A capital registrou 890 casos de covid-19 até agosto deste ano, conforme mais recente boletim da SMS.

O Ministério da Saúde negou nesta quarta-feira (23) que o país passa por falta generalizada de vacinas. Em nota, a pasta cita que houve “desabastecimento momentâneo” de imunizantes contra a covid-19 no país no período de 16 de outubro, data de vencimento das doses em questão, e 22 de outubro.

O ministério destacou que 1,2 milhão de vacinas começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (22) – São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, segundo o comunicado, vão receber imunizantes a partir desta quarta-feira. A previsão da pasta é que, até a próxima sexta-feira (25), todos os estados tenham recebido suas doses.

Em Parnamirim, a perspectiva é de que novas doses cheguem na próxima semana, de acordo com a Prefeitura do Município. “Aguardamos a Sesap. Haverá um pedido para novembro, mas as doses só devem chegar na semana que vem”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura. Em São José de Mipibu, a Secretaria de Saúde informou que “recebeu algumas doses para maiores de 12 anos, com validade de sete dias há algumas semanas”. A pasta explicou que as doses disponibilizadas já foram fornecidas à população.

“Portanto, atualmente, não temos vacina contra covid. É importante lembrar que os imunizantes pelo SUS dependem exclusivamente do Ministério da Saúde para fornecimento”, disse a secretaria. Em Extremoz, a perspectiva é de receber nova remessa na próxima semana.

“Estamos em falta também, a exemplo do que parece estar ocorrendo em todo o Estado. A informação é de que na próxima semana novas doses deverão chegar”, disse a Secretaria de Saúde de Extremoz. O Município de Macaíba também tem expectativa de obter novas unidades e retomar a ofertar a proteção na semana que vem. “Não temos vacina contra covid no momento. A previsão é o Estado entregar no final dessa semana [novas doses] e até a quarta-feira (30), normalizar o estoque em todas as nossas unidades”, explicou a Prefeitura.

Tribuna do Norte.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários