A previsão do pagamento ainda em março foi dada pelo prefeito Paulinho Freire

Post Images
Francisco de Assis

O prefeito Paulinho Freire publicou, em edição extra do Diário Oficial do Município no início da noite desta quarta-feira (26), o reajuste salarial de 6,27% para os profissionais de ensino da rede pública municipal. O projeto foi aprovado pela manhã pelos vereadores, em regime de urgência e, segundo o líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PSDB), o aumento já será incorporado aos vencimentos dos servidores ainda neste mês.

A previsão do pagamento ainda em março foi dada pelo prefeito quando formalizou o reajuste ao Sindicato dos Profissionais da Educação (Sinte/RN) em reunião nesta terça-feira (25). O aumento contempla também os servidores inativos e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Natal (NatalPrev). A medida terá um impacto estimado de R$ 1,8 milhão na folha salarial do município, de acordo com o secretário Municipal de Educação.

A votação na Câmara ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), quando o líder da bancada governista na Casa, solicitou à Mesa Diretora que fosse imediatamente encaminhado ao Executivo Muncipal para sanção. “O projeto atende 6,27% foi encaminhado ontem para a Cãmara e aprovamos em urgência para ser sancionado e ser pago já sexta-feira os salários dos professores já alterados”, declarou Aldo Clemente.

O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), destacou a importância da medida. “Hoje a categoria dos professores recebe esse aumento e parabenizamos tanto o Poder Legislativo quanto o Executivo pela sensibilidade em enviar esse projeto em regime de urgência e valorizar essa categoria tão importante para a nossa educação evoluir”, disse.

A solicitação de urgência foi resultado de um acordo entre as bancadas, permitindo a aprovação imediata da matéria. A oposição também se manifestou, destacando a conquista como fruto de uma luta antiga da classe. A vereadora Brisa Bracchi (PT) lembrou do histórico de perdas salariais dos professores nos últimos anos. “É uma vitória inédita da educação, fruto de muita luta. Nos últimos quatro anos não houve reajuste para os professores. Importante lembrar que, se hoje os professores conquistam 6%, também perderam mais de 63% nesse período”, enfatizou a parlamentar.

Fonte: Tribuna do Norte

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários