Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Natal registrou uma abstenção maior no segundo turno das eleições municipais, quando comparado a primeira fase do pleito, com 26%. Ao todo, dos 575.629 eleitores aptos a voltarem na capital potiguar, 425.565 compareceram às urnas nesse domingo (27). O número é menor que o registrado no último dia 6 de outubro, quando foram contabilizados 430.453 votantes, apontando para uma abstenção de 25,2%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O segundo turno das eleições municipais foi marcado pela disputa entre Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT). No total, o candidato apoiado pelo prefeito Álvaro Dias alcançou 222.661 votos, o que representa 55,34 % do apoio do eleitorado. Já a candidata apoiada pela governadora Fátima Bezerra (PT) somou 179.714 votos, representando 44,66 % do total.
No primeiro turno, por sua vez, Paulinho alcançou 44,08 % do total de votos, o que 171.146 votos em números absolutos, enquanto Natália Bonavides foi para a segunda fase do pleito após conseguir o apoio de 110.483 eleitores.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) reforça que a abstenção representa apenas o número de eleitores que não compareceram para votar, o que se difere do voto branco e nulo. Quando um cidadão vota em branco ou nulo, embora seus votos sejam computados, essas escolhas não interferem na soma que elege quem obtiver mais votos válidos. Os votos válidos são os dedicados a alguém ou a algum partido (no caso de voto de legenda). As opções branco ou nulo servem apenas para fins de estatística.
Tribuna do Norte.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários