Dados foram analisados entre janeiro e outubro deste ano

Post Images
Foto: SMS.

A campanha Dezembro Vermelho marca as ações de prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em Natal. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, pertencente ao Departamento de Atenção Básica (DAB) e ao Núcleo de Promoção a Saúde, desenvolve atividades incentivando a conscientização, mobilização e assistência para prevenção da doença, além de combater a discriminação de pessoas que convivem com as infecções.

A abertura da campanha Dezembro Vermelho acontece nesta terça-feira (3), no Centro de Especialidades Integradas Leste II - CEI Leste II (Alecrim), localizado na Rua Fonseca e Silva, 1129, no bairro Alecrim. A programação do dia acontece a partir das 8h30 e vai contar com palestras educativas sobre a temática do mês, além da realização de testes rápidos, distribuição de preservativo e marcação de exames laboratoriais.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, que, se não descobertas e tratadas a tempo, podem evoluir para quadros mais graves. Algumas das mais conhecidas são o HIV/Aids, o Papilomavírus Humano (HPV), a Sífilis e as hepatites virais, por exemplo. De janeiro a outubro de 2024, foram notificados 2.554 novos casos de ISTs em Natal. Destes, 597 foram notificações de HIV/AIDS, 1.819 de sífilis e 138 casos de hepatites virais, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

“Estamos percebendo que os números de detecção das doenças estão aumentando em Natal, então nossa intenção é conscientizar para que as pessoas se previnam contra as infecções. E caso seja detectado que elas possuem alguma das IST, direcionar para o início do tratamento, que é disponibilizado de forma gratuita”, salienta Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal, reforçando que durante todo o ano os serviços de saúde do município realizam atendimentos de combate às doenças, ofertando também distribuição de preservativos masculinos e femininos, dispensação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em unidades de referência, e realização de testes rápidos para detecção das IST.

A principal forma de transmissão das IST pode acontecer pela realização de sexo (seja sexo vaginal, anal ou oral) sem o uso de preservativos; mas o contágio também se dá pelo compartilhamento de seringas; pela transfusão com sangue contaminado; por meio da mãe infectada com a doença que pode transmitir a doença para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; além da utilização de Instrumentos perfurantes que não estejam devidamente esterilizados, por isso a importância de realização regular da testagem.

O mês marca também a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), um vírus que ataca o sistema imunológico (responsável por defender o organismo de doenças), fazendo com que o sistema de defesa vá perdendo a capacidade de responder adequadamente e tornando o corpo mais vulnerável a doenças. A infecção pelo vírus pode acontecer para qualquer pessoa, independente da orientação sexual.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários