Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Em dezembro de 2023, comemorando seu vigésimo aniversário, a emissora preparou uma programação especial
Há duas décadas, a TV Assembleia do Rio Grande do Norte (ALRN) desempenha um papel fundamental na divulgação das ações do legislativo estadual, aproximando os cidadãos das decisões políticas que afetam suas vidas. Em dezembro de 2023, comemorando seu vigésimo aniversário, a emissora preparou uma programação especial, reforçando ainda mais o orgulho potiguar, com conteúdos que destacam a cultura local e as belezas do Estado.
A TV Assembleia iniciou suas atividades em caráter experimental em outubro de 2003, passando a operar oficialmente em dezembro daquele ano. De lá até aqui, são quase 20 anos com milhares de edições de programas produzidos, coberturas de sessões legislativas, comissões permanentes e temporárias, posses de autoridades, noticiário local, além da divulgação da cultura e potencialidades do RN.
“Em Dezembro último, mês do aniversário da TV, a gente deu início a uma programação nova, inclusive com algumas surpresas para o público”, comenta o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni reforçando que foram realizadas novas parcerias com o segmento audiovisual, a fim de exibir as produções de profissionais locais, entre empresas e produtores independentes. “Isso é extremamente prazeroso, a gente ter uma emissora pública, educativa, legislativa e aberta a esse tipo de conteúdo que valoriza a produção local e coloca em evidência os talentos que nós temos no Rio Grande do Norte”, acrescenta Bruno Giovanni.
Os últimos anos, porém, não foram fáceis, principalmente diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Durante esse período, repórteres e a maioria dos operadores precisaram trabalhar remotamente, adaptando-se com sucesso às novas circunstâncias.
A TV Assembleia acompanhou de perto as mudanças necessárias nas sessões da Casa, que visavam otimizar o trabalho dos deputados estaduais, conforme lembra o chefe da Divisão de Rádio e TV, Gerson de Castro. “Foram tempos difíceis. Nós tivemos que reaprender e aprender novas técnicas para fazer novos formatos. Houve muitas adaptações, a própria Casa encontrou soluções para o Plenário poder funcionar à distância, novas tecnologias passaram a ser usadas e a TV acompanhou todo esse processo, se modernizando de acordo com as circunstâncias”, relembra Castro.
Com a gradual melhora da situação de emergência sanitária global, alguns programas que foram suspensos durante a pandemia estão voltando à grade da TV Assembleia. O "Com a Palavra," que é transmitido semanalmente, já está de volta. Também já voltou à programação o "Conexão Enem", agora na apresentação do professor Diego Rio Grande. A novidade é que em outubro o programa educacional voltou a ser transmitido ao vivo.
Novidades!
Uma das principais surpresas da programaçãorecém lançada é a estreia de um programa da Federação dos Municípios do RN (Femurn), semanalmente na grade da TV, dividida em três dias. O programa busca divulgar notícias de interesse das cidades potiguares, bem como as potencialidades dos 167 municípios que compõem o Rio Grande do Norte.
Em termos de otimização, a TV instalou quatro novos transmissores digitais que ampliaram o sinal aberto para as cidades de Parelhas, Martins, Caraúbas e Luís Gomes. “A instalação desses novos transmissores está dentro de um processo de modernização e ampliação do sinal da TV que foi iniciado em 2019. Hoje nós alcançamos praticamente todas as regiões do Estado, faltando apenas uma parte da região de Mossoró”, explica Gerson de Castro.
Mas as mudanças não param por aí. A TV Assembleia está prestes a passar por uma significativa modernização. As instalações da TV e da Rádio Assembleia irão mudar de sede, indo para o prédio do antigo Banco do Nordeste, próximo à Praça Padre João Maria, no centro da cidade. A expectativa é que essa mudança seja efetivada no primeiro semestre de 2025.
Dentro deste processo de modernização, a TV ganhará um novo estúdio, redação, administração e novos equipamentos. A Rádio Assembleia, que atualmente opera apenas na internet, terá sua frequência aberta, numa parceria com a Câmara dos Deputados. Com essa união, a Rádio da AL também transmitirá parte da programação da Rádio Câmara, de Brasília, tudo em frequência aberta, trazendo ainda mais qualidade e alcance para as ações da Assembleia Legislativa.
Ao celebrar 20 anos de existência, a TV Assembleia reforça seu compromisso com a transparência, a informação e a valorização da cultura e das belezas do Rio Grande do Norte, prometendo continuar sendo uma voz essencial para o povo potiguar.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários