Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Durante a reunião, os novos conselheiros tomaram posse, reafirmando o compromisso do Conselho com a promoção do desenvolvimento inovador e sustentável no Município
Na última terça-feira, 05 de novembro, a Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) promoveu a 73.ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), reforçando o compromisso da Prefeitura do Natal com o desenvolvimento científico e tecnológico da cidade. O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais, incluindo as de Saúde, Educação, Trabalho e Assistência Social, Meio Ambiente e Urbanismo, Mobilidade Urbana e Controladoria-Geral do Município, além de órgãos parceiros como a Câmara Municipal de Natal, UFRN, UERN, IFRN, FUNPEC, UNP, Sebrae RN, Fecomércio, Fapern, Fiern e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O COMCIT, órgão de natureza consultiva e deliberativa, desempenha um papel fundamental na orientação das ações do governo municipal voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de ser responsável por julgar os projetos que solicitam recursos do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (FACITEC). Durante a reunião, os novos conselheiros tomaram posse, reafirmando o compromisso do Conselho com a promoção do desenvolvimento inovador e sustentável no Município.
Na pauta do encontro, foi realizada a escolha do novo vice-presidente do COMCIT e apresentado, para recebimento de sugestões dos presentes, o projeto de um novo portal digital voltado à área de inovação em Natal, previsto para ser lançado em breve. O site terá como objetivo ampliar o acesso às informações de projetos e ações da gestão que estão relacionados à temática de cidades inteligentes, bem como mostrar como estes impactam no território e nas pessoas. Para tanto, o atingimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), são considerados como forma de mensuração dos efeitos positivos da boa execução das diversas políticas públicas municipais.
A secretária municipal de Planejamento e presidente do Conselho, Shirley Cavalcanti, destacou a importância de fortalecer as políticas de CT&I no Município e enfatizou que “o COMCIT é essencial para contribuir com o desenvolvimento de ações que visam colocar Natal no mapa da inovação, a partir da atuação de uma Administração Pública inovadora e do trabalho de importantes players da cidade”. A secretária reafirmou o crescente trabalho para garantir que nossa cidade acompanhe as tendências globais e ofereça condições para que projetos de impacto possam ser realizados.
Também presente no encontro, a secretária adjunta de Tecnologia da Informação, Carolina Barbosa, ressaltou o papel estratégico do novo portal de inovação. "Essa plataforma vai ser um ponto de convergência para todas as iniciativas voltadas ao tema de cidades inteligentes em Natal. Será uma ferramenta fundamental para todas as pessoas, de forma a conectar a cidade a novas oportunidades além de fomentar a cultura inovadora", disse.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários