Problemas de saneamento impediram a entrega de 600 apartamentos do Minha Casa Minha Vida e prejudicam atuais moradores

Post Images
Foto: Divulgação.

Mau cheiro, poluição ambiental, riscos à saúde e proliferação de insetos são problemas encontrados em locais com esgoto a céu aberto. Essa é a realidade em que vivem mais de 1.200 famílias que moram nos apartamentos do Residencial Ruy Pereira, em São Gonçalo do Amarante. O local, onde moram beneficiados do programa Minha Casa Minha Vida, é alvo de reclamações dos moradores em razão das condições precárias de saneamento, condições essas que impediram até mesmo a entrega de mais de 600 apartamentos que foram construídos e estão prontos, porém fechados.

O problema começou a ser resolvido nesta semana, após anos de negligência e problemas decorrentes de um sistema de esgoto deficiente, com o início das obras de drenagem e saneamento no local. A iniciativa, liderada pela Caixa Econômica Federal, foi possibilitada graças a uma articulação persistente encabeçada pelo Prefeito do município, Eraldo Paiva e pelo Deputado Federal Fernando Mineiro. Após esforços e reuniões com gestores da Caixa e do Governo Federal em Natal e em Brasília, a ação se tornou concreta, trazendo esperança aos moradores do Ruy Pereira.

O Prefeito Eraldo Paiva esteve no local conferindo o início das obras. "Estamos dando um passo importante rumo à melhoria da qualidade de vida de nossos são-gonçalenses. Essa obra de esgotamento resolverá um problema que atinge as famílias que já moram aqui e possibilitará a entrega dos apartamentos que estão fechados. Isso significa mais dignidade, desenvolvimento e crescimento sustentável na região", afirmou o prefeito.

Os problemas com o sistema de esgoto no Ruy Pereira remontam à sua construção, em 2016, e desde então têm prejudicado os moradores, gerando transtornos e preocupações com a saúde pública. Uma intervenção judicial foi necessária para lidar com as consequências desse cenário, destacando a urgência de uma solução definitiva.

A obra beneficiará aproximadamente 1.200 domicílios atualmente habitados e também possibilitará a abertura de mais 600 residências que deveriam já ter sido entregues mas estavam fechadas devido às condições precárias de saneamento. Além disso, a Prefeitura está construindo uma estação de tratamento de esgotos no bairro Santo Antônio do Potengi, complementando e fortalecendo o projeto no Ruy Pereira.

Com o início das obras, o bairro antevê um futuro mais digno, saudável e próspero, inclusive com a construção do novo projeto do Minha Casa Minha Vida, que deve ter a construção de 480 novos apartamentos iniciada ainda este ano em São Gonçalo.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários