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Obras estão 45% concluídas e, segundo o DNIT, o esforço é para antecipar a liberação do tráfego
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que as obras na Ponte de Igapó, em Natal, devem ser concluídas até maio de 2025. Segundo o órgão, os trabalhos no Complexo Viário das Pontes de Igapó estão adiantados, e o DNIT tem atuado para liberar o tráfego antes do prazo previsto.
As obras estão 45% concluídas e, segundo o DNIT, o esforço é para antecipar a liberação do tráfego. Atualmente, estão em andamento a restauração de estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de estruturas deterioradas e reforço das vigas.
“Ainda restam os serviços na infra, meso e superestrutura, além da instalação de dispositivos de segurança e sinalização viária. O prazo de conclusão é maio de 2025”, pontuou o DNIT.
As obras foram iniciadas em setembro de 2023 e impactam o trânsito na região, já que o fluxo passou a ocorrer em apenas um dos lados da via. A Ponte de Igapó, que conecta as zonas Oeste e Norte de Natal, tem 600 metros de extensão e nunca havia recebido uma reparação completa desde a construção de cada lado, em 1970 e 1985. O investimento total da obra é de R$ 20 milhões, de acordo com o DNIT.
O trânsito na região já vinha sendo afetado desde setembro de 2022, quando tiveram início as obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura, principal acesso à Ponte de Igapó. Com a sobreposição de intervenções, a região enfrenta lentidão constante e desvios no fluxo de veículos.
Em outra frente de trabalho, no Complexo Viário do Gancho do Igapó, o DNIT informou que a segunda etapa do projeto, que inclui túnel e passarelas, tem como previsão a licitação do projeto básico e executivo até 31 de julho de 2025, e o início das obras do túnel até 31 de dezembro de 2025.
Segundo o órgão federal, devido ao insucesso da licitação RDC eletrônico nº 285/2023, será iniciado um novo processo para a elaboração dos atos preparatórios, incluindo a atualização do orçamento. A obra, originalmente contratada em 2014, já entregou o viaduto principal, em janeiro de 2021, e o túnel, com 913 metros de extensão.
Obras na Reta Tabajara
As obras complementares da BR-304 estão em fase inicial e incluem a construção de dois viadutos na travessia urbana de Macaíba e três no trecho duplicado entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226/RN.
Desde o início do projeto, em 2015, foram duplicados 19 quilômetros da rodovia, sendo 4,9 quilômetros entregues antes do Novo PAC e 14,1 quilômetros finalizados dentro do programa. Entre os avanços já realizados estão as Obras de Arte Especiais (OAE’s) na travessia urbana de Macaíba e as marginais dos trechos duplicados.
No entanto, ainda restam 2,4 quilômetros de duplicação na travessia urbana de Macaíba, incluindo as vias laterais. O contrato atual prevê a construção de cinco viadutos e duas pontes, com o edital para as novas etapas programado para publicação até 31 de julho de 2025.
Os contratos remanescentes incluem a finalização da travessia urbana de Macaíba, com 2,4 quilômetros de extensão, além da construção de um novo viaduto de acesso ao Aeroporto, cuja contratação está prevista para janeiro de 2025. Também estão previstas as marginais dos trechos já duplicados, com 20 quilômetros em um lado e 10 quilômetros no outro. A conclusão dessas marginais é estimada para 30 de junho de 2025, com o edital previsto para publicação até 30 de agosto de 2025 e contratação até 28 de fevereiro de 2026.
Outras obras do DNIT no RN:
Reestruturação da BR-405 em Mossoró
A reestruturação da BR-405 abrange 195,4 quilômetros e está em fase de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA). A recuperação da rodovia teve a ordem de serviço assinada em janeiro de 2025, e os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2026.
Recuperação de rodovias estaduais usadas como desvio da BR-304
Rodovias estaduais utilizadas como desvios após a interdição da Ponte na BR-304 passarão por recuperação. O processo abrange 189 quilômetros, com investimento estimado em R$ 30 milhões e prazo de execução de 18 meses. Trechos como Nova Cruz-Tangará (60 km) e João Câmara-Lajes (58 km) estão incluídos, beneficiando oito municípios.
Federalização de rodovias estaduais
O DNIT coordena a federalização de rodovias estaduais para integrar a BR-104, garantindo investimentos e padronização. A RN-226 já foi incorporada à rede federal pela Portaria nº 999/2023. O projeto executivo para integração está em elaboração.
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