Decisão foi anunciada oficialmente pelo Vaticano, que destacou a importância do moment

Post Images
Foto: Reprodução/Vatican Media.

O Papa Francisco escreveu mais um capítulo histórico em sua gestão ao nomear, nesta segunda-feira (6), a irmã Simona Brambilla como prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Pela primeira vez, uma mulher assume o comando de um dicastério — órgão central da Cúria Romana responsável por supervisionar as ordens religiosas da Igreja Católica.

A decisão foi anunciada oficialmente pelo Vaticano, que destacou a importância do momento: “Irmã Simona Brambilla é a primeira prefeita mulher no Vaticano”. Embora mulheres já tenham ocupado cargos de destaque na Santa Sé, esta é a primeira vez que uma mulher lidera um dos principais órgãos da estrutura administrativa da Igreja.

A irmã Brambilla terá como co-líder o cardeal Ángel Fernández Artime, que ocupará o cargo de “pro-prefeito”. A divisão das funções reflete as limitações teológicas da Igreja, já que apenas homens podem realizar celebrações sacramentais, como missas. Apesar disso, Brambilla será reconhecida como a prefeita oficial do dicastério.

Nascida há 59 anos, a irmã Simona Brambilla é missionária da Consolata e possui ampla experiência em trabalhos pastorais e administrativos. Antes de assumir a nova função, foi enfermeira em Moçambique e serviu como superiora geral de sua congregação entre 2011 e 2023. No ano passado, foi nomeada secretária do mesmo dicastério, o que pavimentou sua ascensão ao posto de prefeita.

Essa nomeação só foi possível devido à reforma da constituição do Vaticano promovida por Francisco em 2022, que abriu a possibilidade para que leigos, incluindo mulheres, ocupem cargos de liderança na Cúria Romana.

Tribuna do Norte.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários