Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Paulinho Freire, 60 anos, foi vereador, deputado estadual, federal, vice-prefeito de Natal e agora assume como prefeito da capital
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Paulinho Freire (União) será empossado como prefeito de Natal para um mandato de quatro anos junto de Joanna Guerra (Republicanos), como vice-prefeita. Ele assume a administração da capital potiguar com o compromisso de implementar as propostas apresentadas em sua campanha, prometendo foco em áreas prioritárias como educação, saúde e infraestrutura.
Entre os primeiros desafios da gestão, o prefeito destaca a necessidade de redução de custos administrativos para direcionar mais recursos às áreas essenciais. “O cidadão natalense vai poder ver muito trabalho. Vamos tomar algumas decisões para tentar diminuir o custo da máquina para que a gente possa ter mais recursos, principalmente para áreas como saúde, educação e assistência social”, explicou.
O programa Fila Zero, para acabar com o sorteio de vagas nas creches é uma dessas propostas apresentadas. Ele diz que vai implementar a medida já neste primeiro ano. “Temos demandas reprimidas, principalmente na saúde e educação. Desde o primeiro ano, vamos trabalhar para zerar a fila das creches, que foi uma das nossas promessas de campanha”, disse.
Além disso, estão previstos cortes de despesas como jetons, gratificações e viagens desnecessárias, a fim de direcionar recursos para investimentos na cidade. Um dos objetivos é melhorar a infraestrutura. “Outra prioridade é um trabalho de prevenção nas lagoas e na rede de drenagem, para que Natal não sofra tanto com as chuvas que estão se aproximando”, pontuou.
Freire já ocupou o cargo de prefeito em uma passagem rápida no ano de 2012, após o afastamento da então prefeita Micarla de Sousa, de quem era vice, porém, não permaneceu por muito tempo, já que precisou se afastar, uma vez que iria assumir mais uma vez o cargo de vereador para o qual havia sido novamente eleito. Agora, ele assume o desafio com foco no planejamento e execução de ações concretas para o desenvolvimento da cidade.
“Nossa principal marca será fazer uma gestão pautada no planejamento, garantindo que os serviços essenciais cheguem a cada cidadão natalense. Queremos uma cidade do futuro, em pleno desenvolvimento, com ações efetivas na saúde, educação, ação social, limpeza pública e iluminação.”
Após seis mandatos como vereador e passagens como presidente da Câmara, Paulinho Freire destacou a relevância do Legislativo para o sucesso de sua gestão. “Tenho certeza de que será a melhor relação possível. Sei da importância da Câmara Municipal para que possamos fazer uma grande gestão. Vamos manter um relacionamento respeitoso e institucional, trabalhando juntos pelo desenvolvimento de Natal.”
Posse será no Teatro Riachuelo
A cerimônia de posse do novo prefeito e sua vice Joanna Guerra (Republicanos) ocorrerá no Teatro Riachuelo, no bairro Tirol, a partir das 16h, desta quarta-feira (1°). Antes, na Câmara Municipal, a partir das 14h, os 29 vereadores eleitos e reeleitos em 2024 também serão empossados e escolhida a composição da nova Mesa Diretora. Os dois eventos serão transmitidos pela TV Câmara Natal, inclusive no canal do youtube.
Com a posse, Paulinho Freire inicia uma nova etapa de sua trajetória política, assumindo o compromisso de transformar Natal em uma cidade mais moderna e eficiente, alinhada às demandas da população.
“Tivemos uma eleição muito complicada, muito difícil. Começamos lá atrás e fomos mostrando os nossos planos para Natal, as nossas propostas, as bandeiras que defendíamos. Foi bem aceito pela população para que possamos pôr em prática tudo aquilo que apresentamos no nosso plano de governo”, afirmou.
Nas eleições de 2024, Paulinho Freire concorreu pela coligação Bora Natal, integrada pelos Republicanos, pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania), pelo Progressistas (PP), pelo Podemos (Pode), pelo Solidariedade, pelo Partido Liberal (PL) e pelo União Brasil. Sua vice, Joanna Guerra (Republicanos), até então assumia a gestão da Secretaria Municipal de Planejamento de Natal e, após o pleito, foi nomeada para a Secretaria Executiva de Parcerias Público-privadas.
Quem é
O prefeito novo de Natal é empresário, natalense, e assumirá a prefeitura da capital potiguar aos 60 anos. Filho de Zilson Eduardo Freire e Evani da costa freire, é pai de Marina freire e Fernando Freire e companheiro da vereadora reeleita Nina Souza (União Brasil). Ele é reconhecido na iniciativa privada na área do entretenimento enquanto sócio da Destaque Promoções e Eventos (1988-2022), empresa que criou uma das maiores micaretas do país, o Carnatal.
Sua atuação na política começou ainda quando era estudante do Colégio Marista. Em 1992 foi eleito para seu primeiro mandato de vereador pelo PMDB, se reelegendo em 1996 e 2000 pelo PSDB e PSB, respectivamente. De 1997 a 2002 ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal, mas abdicou do cargo para assumir o mandato de deputado estadual, eleito em 2002. Em 2008 ganhou a eleição no primeiro turno como vice-prefeito de Natal pelo PP na chapa com Micarla de Sousa, que era do PV. Contudo, em 31 de outubro de 2012, a Prefeita Micarla de Sousa foi afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, acusada de envolvimento com a Operação Assepsia, um suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde de Natal. Com isso, Paulinho foi empossado prefeito, mas só permaneceu no cargo até 13 de dezembro, uma vez que precisou renunciar para ser diplomado vereador pois havia sido eleito para a Câmara novamente. naquele ano.
Em 2016 o mandato no legislativo natalense foi mais uma vez renovado pelo Solidariedade (SD). O mesmo ocorreu em 2020, sendo reeleito pelo PDT. De 2019 a 2022 Paulinho voltou a presidir a Câmara Municipal e renunciou ao mandato após ser eleito deputado federal em 2022 pelo União Brasil.
Por Cláudio Oliveira - Tribuna do Norte.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários