Banco deve acatar imediatamente a solicitação caso o pedido seja para redução do limite diário de Pix; em caso de aumento, é necessário aguardar a avaliação do banco

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Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão.

Usuários do Pix relatam diversos problemas na utilização da ferramenta de pagamentos na manhã desta segunda-feira, 14. Muitos deles dizem que não conseguem efetivar pagamentos, e, em muitos casos, os clientes informam que o dinheiro foi debitado, porém, o crédito não foi feito para a chave de destino. Procurado, o Banco Central informou que está averiguando o que ocorreu.

Segundo o portal DownDetector, que reúne informações sobre falhas a partir de queixas de internautas, as reclamações começaram por volta das 10h. Das 15 sites com maior número de queixas, 12 eram dos maiores bancos do país ou meios de pagamento. Entre eles estão Nubank, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander.

Todos os bancos listados acima foram procurados para comentar o assunto, e apenas dois responderam. O Nubank informou que o problema foi generalizado e que o sistema já está normalizado. Já o Itaú comunicou que acompanha de perto o processo de normalização junto ao Banco Central. "O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação", informa.

O Pix vem batendo sucessivos recordes de uso. O último deles foi no dia 6 de setembro, quando Foram 227,4 milhões de operações. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que volume de transações nos primeiros seis meses deste ano como Pix foi de 29 bilhões, crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

https://www.terra.com.br/economia/pix-clientes-apontam-instabilidade-e-reclamam-de-nao-conseguirem-fazer-transacoes-bc-investiga,1dbc7a8a175b4a66b43a2acc04c2ad7199mgksqs.html?utm_source=clipboard

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

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