Devido a situação, a mulher vai responder a um procedimento administrativo

Post Images
Foto: ACS-PM/RN.

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACSPMRN) emitiu uma nota em apoio a policial que publicou uma foto grávida nas redes sociais, vestindo a farda da instituição. Devido a situação, a mulher vai responder a um procedimento administrativo. O caso ganhou destaque na potiguar nesta sexta-feira (17). 

Nota de apoio e defesa à Soldado da PMRN que responderá procedimento por postar foto grávida com a farda da PM/RN

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACSPMRN) vem a público expressar sua profunda tristeza e preocupação com a instauração de um procedimento para punir uma soldado que postou uma fotografia grávida, uniformizada, enaltecendo a instituição. Em pleno ano de 2024, lamentamos que tal ação seja motivo de punição. Este ato nos parece uma amarra à figura feminina dentro da corporação, pois a fotografia apenas serviu para enaltecer e engrandecer a instituição.

Segundo publicado em Boletim Geral, o procedimento se deve à postagem realizada na rede social Instagram, com ampla repercussão, na qual aparece utilizando uniforme em desacordo com o previsto no regulamento de uniformes da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

A ACSPMRN vê essa ação como uma falta de empatia e sensibilidade. A fotografia, com o uniforme ostensivo, trazia poder e sensibilidade à farda e à instituição, mostrando que a mulher ocupa lugares ostensivos na corporação e também pode ser mãe. Temos vários exemplos de outros estados onde fotografias de gestantes policiais uniformizadas são celebradas. Um caso recente na Paraíba, há apenas 5 dias, no Dia das Mães, foi utilizado como forma de enaltecimento em sua página oficial, como postagem e campanha publicitária.

Fica o nosso questionamento: por que no estado do Rio Grande do Norte, a PMRN decide abrir um procedimento para apurar esse momento tão singular que só mostra o enaltecimento e valorização da instituição, indo na contramão das demais polícias militares do Brasil e do apelo social? Uma fotografia como essa, que não feriu a honra da instituição, é um verdadeiro ato de REPRESENTATIVIDADE. Demais mulheres, mães, podem sonhar em ocupar o mesmo lugar na instituição. Podem sonhar em integrar as fileiras da Gloriosa.

Nos preocupamos e mostramos a nossa solidariedade e total apoio em defesa dessa soldado, que desejou valorizar a sua instituição, o seu momento único de ser mãe e o também relevante serviço de rua. Esta policial, que enalteceu estar na rua, deixando seus filhos em casa para estar OSTENSIVAMENTE correndo riscos para defender o povo potiguar, não merece punição. Ela enalteceu a Gloriosa. Inclusive, foi utilizada em vídeo de campanha de valorização, grávida, com farda, valorizando ser mãe e policial, falando sobre serviço ostensivo de rua para as redes do seu batalhão no ano de 2023. A própria foto da campanha foi reutilizada pelo perfil oficial da PMRN como capa para o vídeo do Dia das Mães deste ano de 2024.

Da nossa parte, expressamos nossa solidariedade, nossa continência, nosso agradecimento por nos defender.

Colocamos o jurídico a disposição entrar de imediato em defesa dessa nobre policial e reafirmamos nosso compromisso em lutar por todos que honram e defendem a sua farda.


ACSPM/RN - Associação dos Cabos e Soldados da polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários