Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
O mês temático é composto por um conjunto de atividades e mobilizações para o enfrentamento ao HIV/AIDS e demais ISTs
A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta terça-feira (3), abertura oficial da campanha "Dezembro Vermelho". O lançamento aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, bairro Aeroporto.
A campanha tem abrangência nacional e marca a luta contra o vírus HIV, Aids e outras ISTs. O evento reuniu profissionais de saúde da rede municipal em palestra ministrada pela médica infectologista Dra. Mirna Gurjão. A especialista realizou uma abordagem sobre tratamento e prevenção do HIV.
"A importância deste mês é fundamental. É uma campanha mundial de combate à Aids e nessas campanhas de dezembro fomentamos aquilo que já realizamos durante todo o ano, com um incentivo maior, um número maior de testes, um número maior de insumos de prevenção para que haja um alcance bem mais ampliado de pessoas na testagem rápida e conseguinte em casos positivos de um tratamento precoce", destacou Kelly Formiga, coordenadora municipal do Programa de IST/AIDS/Hepatites Virais.
A mobilização objetiva chamar a atenção da sociedade para a prevenção, assistência, proteção e direitos das pessoas com o HIV. "A doutora Mirna veio trazendo aqui uma palestra sobre o HIV. Do diagnóstico ao tratamento, trazendo um histórico bastante significativo, mostrando mais uma vez a importância da prevenção e no caso do acometimento da pessoa aderir significativamente ao tratamento. As UBSs vão também intensificar as ações através da testagem rápida. Vamos estar disponibilizando um número maior de testes para as unidades, além daquilo que é dispensado durante o mês, elas vão poder também ter um outro alcance, um alcance maior a outras populações do entorno da sua unidade", explicou Kelly Formiga.
Na ocasião, ainda houve a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Assistência Especializada (SAE), apresentado o quadro situacional de HIV/AIDS hoje no município de Mossoró. Além disso, os profissionais compartilharam os fluxos de atendimento e ficha de notificação no diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS.
“DEZEMBRO VERMELHO” – A campanha foi instituída pela Lei n.º 13.504/2017. A campanha deve promover iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos.
O mês temático denominado “Dezembro Vermelho” é composto por um conjunto de atividades e mobilizações para o enfrentamento ao HIV/AIDS e demais ISTs. Uma campanha realizada em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismo internacionais.
AIDS – A doença é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, o qual é o responsável por defender o organismo de doenças.
ISTs – As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários