Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Investigação da Procuradoria e da Secretaria de Administração do município revela irregularidades nos protocolos de higiene e esterilização
A Prefeitura de Parelhas divulgou nesta sexta-feira (25) uma nota sobre a conclusão do inquérito civil conduzido pela Procuradoria do Município e pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas acerca de um surto infeccioso ocorrido durante um mutirão de cirurgia de catarata, realizado no dia 27 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, que resultou na perda do globo ocular de 10 pacientes.
De acordo com a investigação, graves falhas foram identificadas nos protocolos de higiene, esterilização e boas práticas do centro cirúrgico. Entre as principais irregularidades apontadas estão a higienização inadequada do centro e a ausência de protocolos específicos de limpeza, descumprindo normas estabelecidas pela RDC 50/2002 e RDC 63/2011. Esse contexto teria contribuído para a proliferação da bactéria Enterobacter cloacae, que causou infecções nos pacientes.
A clínica terceirizada Oculare Oftalmologia Avançada Ltda. também poderá ser responsabilizada por irregularidades, como transporte inadequado de instrumentos cirúrgicos e falhas na esterilização dos materiais utilizados. Além disso, a conduta de profissionais de saúde foi questionada, especialmente a falta de supervisão adequada e o não cumprimento das boas práticas de higiene pelo médico responsável.
Em resposta, o município encaminhou o relatório do inquérito ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), ao CAOP Saúde, à Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa/RN), e ao Juízo de Direito da Comarca de Parelhas para que sejam adotadas as medidas legais necessárias. O inquérito permanece em sigilo a pedido do MPRN, enquanto o município se compromete a acompanhar as investigações e assegurar o cumprimento das normas sanitárias para evitar novos casos.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários