Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Primeiras entregas serão realizadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras)
A Prefeitura do Natal inicia hoje (20), a entrega de absorventes íntimos para pessoas que menstruem e que comprovem residência no Município de Natal, em situação de vulnerabilidade social ou econômica e acompanhada pelos serviços da assistência social. A ação faz parte do Programa Ciclo Seguro, de Combate à Pobreza Menstrual, instituído no município por meio da Lei 7.250, de 25 de novembro de 2021.
A ação faz parte dos esforços da Secretaria do Trabalho e Assistência Social- Semtas, para ampliar e fortalecer o acolhimento a famílias que, em algum momento, sofreram com questões como violência, perda de direitos e vulnerabilidade. As primeiras entregas serão realizadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conforme a demanda do equipamento seguindo os critérios dos benefícios eventuais.
A secretária da Semtas, Andréa Dias, ressaltou a importância do programa. “Para muitas pessoas o absorvente pode ser um item barato, mas para famílias em situação de vulnerabilidade é um material difícil de adquirir. Tínhamos relatos de muitas pessoas que precisavam improvisar ou nem sequer utilizavam. Não é apenas uma mera entrega, mas uma ferramenta de promoção da saúde e da dignidade humana. A entrega vai seguir a logística e o cronograma estabelecido pela nossa equipe de referência", ressaltou.
A entrega dos absorventes higiênicos será realizada neste primeiro momento por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade. Junto com as cestas básicas, cada pessoa irá receber 2 pacotes de absorvente.
O projeto de lei que trata da distribuição gratuita de absorventes íntimos é de autoria do Executivo Municipal em 2021, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Álvaro Dias. A iniciativa coloca a cidade de Natal como referência no combate à pobreza menstrual.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários