Com as chuvas já registradas, e possibilidade maior de acúmulo de água parada nos imóveis

Post Images
Foto: Arquivo (Secom/PMM).

Com proximidade da chegada do período de chuvas, a Prefeitura de Mossoró está intensificando junto à população os cuidados na prevenção às arboviroses, causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta para os cuidados que devem ser redobrados com medidas simples no dia a dia para combater o mosquito transmissor das doenças.

Com as chuvas já registradas, e possibilidade maior de acúmulo de água parada nos imóveis, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica as ações no município. São ações em campo junto aos moradores em suas residências e ainda um trabalho educativo realizado ao longo de todo o ano.

A colaboração da população no trabalho dos agentes de endemias é de extrema necessidade e importância. Cada um realizando a sua parte no processo de prevenção ao surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika e chikungunya.

"Estamos em constante monitoramento acerca da situação no nosso município, atuando de forma articulada com os moradores ao longo de todo o ano, visando à saúde da coletividade. Nossos agentes de endemias realizam um trabalho de conscientização, levando informações à população nos mais diferentes bairros, visitando às residências. É um conjunto de ações que fortalecemos nesta época do ano para juntos combatermos o mosquito transmissor das doenças", informou Sandro Elias, diretor do CCZ.

A população pode entrar em contato com as equipes do CCZ, para esclarecimento de dúvidas, por meio do telefone: 2140-0753.

Orientações:

— Tampe os tonéis e caixas d’água;

— Mantenha as calhas sempre limpas;

— Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

— Mantenha lixeiras bem tampadas;

— Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

— Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

— Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

— Retire água acumulada na área de serviço, do recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa;

— Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

— Limpe ralos e canaletas externas;

— Mantenha a atenção em bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;

— Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

— Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários