Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Prefeito do segundo maior município do Rio Grande do Norte apontou apontou algumas das principais metas para o segundo mandato
Reeleito prefeito de Mossoró no último dia 6 de outubro, Allyson Bezerra (União Brasil) confirmou nesta quarta-feira (23) que deverá fazer uma reforma administrativa até o início de 2025, com mudanças de secretários na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.
A declaração foi dada durante entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. Uma das mudanças já realizadas foi a nomeaçao do vice-prefeito eleito Marcos Medeiros para a secretaria de governo.
Allyson reforçou que o colega de chapa eleita é servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) com formação na área de gestão pública.
"Vamos ter sim a formação de um novo secretariado. Eu escutei muito a população, então a gente sabe onde a gente precisa melhorar, onde precisa avançar, onde precisa fortalecer. É importante pontuar que nós vamos ter um misto, uma base que já está, porque é uma base vitoriosa, nossos secretários, nossa equipe de gestão diretamente, é uma equipe muito vitoriosa", disse o prefeito.
"Vamos sim formar um novo governo a partir de janeiro de 2025 que vai nos dar oportunidade de continuar esse trabalho e de avançar em outras pautas, que acredito que são prioitárias. Mas isso com muita maturidade, conversando muito, com muito diálogo, entendendo também que alguns da nossa equipe têm outras metas, vão ter outros objetivos e vão ter outros afazeres a partir de janeiro também", afirmou.
Candidatura ao governo
Na entrevista, Allyson também falou sobre a vitória expresssiva nas urnas, com 78,02% dos votos válidos e, questionado se pretende ser candidato ao governo do estado em 2026, disse que ainda não conversou com o partido, colegas e com seu grupo político sobre o assunto.
"O povo de Mossoró nos escolheu para ser prefeito, então deixou uma mensagem que me quer ver prefeito e me quer ver 'prefeitando', gerindo a cidade, como gosto de fazer, muito in loco, muito dentro das unidades, na rua. O nosso foco é continuar a gestão que a gente está fazendo e poder avançar muito mais. Esse é o nosso foco e estou muito determinado nisso", pontuou.
Eleição na Câmara
O prefeito reeleito também falou sobre a eleição de vereadores para a Câmara Municipal de Mossoró e destacou que os partidos de sua coligação conseguiu ocupar 15 das 21 cadeiras disponíveis a partir de 2025. Somente o União Brasil, partido do gestor, elegeu 7 vereadores. O prefeito destacou que o número de aliados eleitos triplicou entre 2020 e 2024.
"Isso nos dá condição de encaminhar projetos que com certeza vão continuar tendo a aprovação desses vereadores para que a gente consiga continuar o trabalho", disse.
Projeto de erradicação de casas de taipa
Segundo Allyson Bezerra, uma das metas do segundo mandato de prefeito é erradicar a presença de casas de taipa do município. O prefeito destacou a complexidade da zona rural, afirmando que o território de Mossoró é 12 vezes maior que o território da capital do estado, Natal.
O gestor afirmou que o município já conta com dinheiro em caixa para construir as 100 primeiras casas de alvenaria que deverão ser entregues para famílias em vulnerabilidade social.
"Já temos recursos em caixa, já temos projeto feito, vamos agora publicar a licitação e começar as tratativas, de fato, para entregar. Já fizemos um levantamento prévio. Essas 100 casas já vão direcionadas aquelas que vivem em maior situação de vulnerabilidade social, com foco nas pessoas com deficiência, com foco nas casas que têm como chefe da casa a mulher, crianças com maior vulnerabilidade social. Vamos primeiramente chegar nessas casas e nosso objetivo é erradicar todas as casas de taipa que ainda existem na zona rural de Mossoró", disse.
Saúde
Na área da saúde, o prefeito afirmou que pretende entregar até o início de 2025 as obras que estão sendo realizadas em 15 unidades básicas de saúde - 12 delas na zona rural.
"Vamos entregar também a Policlínica de Mossoró, e ai nós vamos resolver gargalos históricos do ponto de vista da saúde", pontuou.
De acordo com ele, a Policlínica, deverá oferecer exames complexos, consultas com especialistas e pequenas cirurgias.
Educação
Outro projeto previsto pelo prefeito é a ampliação do programa Jovem do Futuro, que oferece formação técnica para adolescentes e encaminhamento para o mercado de trabalho. Segundo Allyson, a meta é ampliar de 2 mil para 5 mil o número de jovens atendidos anualmente.
Na educação, o prefeito também destacou a construção do Centro de Educação em Tecnologia e Inovação de Mossoró (Cetec), que deverá oferecer ensino tecnologico para crianças e jovens, além de capacitação para servidores públicos do município. A obra está em execução na Avenida Rio Branco, no bairro Santo Antonio.
"É uma obra que o investimento dela é em torno de R$ 15 milhões, obras já acontecendo. Vai ser um centro voltado ao ensino de robótica, de tecnologia, com startups, empresas júniors. A ideia é ter um núcleo de inovação para que a gente consiga entregar à cidade de Mossoró um centro de educação para formar nossa criança de base, da rede infantil e fundamental, com robótica e ensino de informática, até o jovem do nosso futuro e o nosso servidor, em TI, em Sistema de Informação, em Informática, e em Tecnologia", explicou.
G1 RN.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários