A ex-candidata a deputada federal vai pagar as custas processuais

Post Images
Reprodução

Do blog do Barreto:

Blog do Barreto venceu a ação movida pela médica Roberta Lacerda que pedia retratação pela matéria “Vergonha! Médica potiguar convoca protesto contra vacinação de crianças” (leia AQUI) publicada em 5 de janeiro de 2022.

Roberta pediu retratação por meio de notificação extrajudicial e o editor do Blog sugeriu o envio de uma nota, mas ela preferiu o processo com pedido de retratação e pagamento das custas no valor de R$ 10 mil.

O Azevêdo Hamilton Cartaxo não encontrou sentido no pedido de Roberta Lacerda. “Ora, em inicial, a própria autora informou que é contra a vacinação obrigatória, e um dos trechos da matéria impugnada informa que esta propôs protesto contra o passaporte da vacinação para crianças, não havendo nenhuma informação mentirosa que careça de retificação”, afirma. “Ademais, a redação é índole informativa e opinativa, e ainda que a crítica venha acompanhado de um juízo de valor, o limite entre a liberdade de manifestação e o direito à imagem não é exorbitado”, complemenda.

O magistrado não encontrou qualquer necessidade de retratação porque o texto relata fatos praticados pela médica. “Não há que se falar, pois, na necessidade de retificação de matéria jornalística quando o teor da notícia publicada narra fatos e retrata à realidade da situação vivenciada, e em cujo conteúdo não se verifica ofensa ou qualquer outra interpretação com o intuito de denegrir a imagem do autor. Destarte, não se verifica qualquer comportamento antijurídico perpetrado pelo Réu passível de justificar a retratação pretendida”, frisa.

O magistrado ainda determinou que Roberta pague as custas do processos e os honorários advocatícios do advogado do Blog.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários