Guilherme Saldanha destaca a importância das rotas marítimas e a diversidade de produtos exportados pelo estado

Post Images
Foto: Reprodução.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, apresentado pela jornalista Anna Ruth Dantas, o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, destacou a importância do Porto de Natal para a exportação de frutas e outros produtos do estado. Ele enfatizou que, além de frutas como melão, melancia, mamão e manga, o estado também exporta abacate e limão, com potencial para ampliar ainda mais a oferta de produtos para o mercado externo. Assista a entrevista completa clicando AQUI.

Saldanha ressaltou a necessidade de atrair mais rotas de cabotagem para o porto, o que beneficiaria não só a exportação de frutas, mas também outras atividades econômicas. “Tem muito navio passando na costa da gente, mas ainda não temos uma rota de navio aqui que atenda a demanda do estado”, comentou o secretário, mencionando os esforços da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) para viabilizar essa logística.

Ele também destacou o sucesso da operação do Porto de Natal em relação à qualidade da mão de obra, afirmando que a eficiência no manuseio das frutas resultou em perdas significativamente menores em comparação a outras operações portuárias, como no Porto do Mucuripe, no Ceará. “A mão de obra que temos aqui no Porto de Natal é fantástica”, elogiou Saldanha.

A rota principal dos navios que partem do Porto de Natal inclui paradas estratégicas em portos da Espanha, Holanda e Inglaterra, facilitando o escoamento das frutas para o mercado europeu. Saldanha explicou que há uma logística específica, inclusive com o retorno de caixas de papelão usadas para o transporte das frutas, que entram no Brasil sem impostos por meio de um sistema chamado drawback.

Além da Europa, o Rio Grande do Norte também exporta para o Oriente Médio, América do Sul e, em algumas ocasiões, para os Estados Unidos e Canadá, dependendo das sazonalidades e das oportunidades de mercado. O secretário enfatizou que há um potencial inexplorado para aumentar as exportações e diversificar ainda mais os destinos, o que poderia impulsionar a economia do estado.

Saldanha concluiu reforçando a necessidade de se investir em infraestrutura e políticas que facilitem o comércio exterior, de modo a fortalecer o papel do Rio Grande do Norte como um importante exportador de frutas e outros produtos agrícolas.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários