Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Alexandre Oliveira afirmou que grande parte dos alimentos consumidos no estado vem desse segmento
O secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Sedraf), Alexandre Oliveira, concedeu uma entrevista ao Jornal da Cidade, programa apresentado pela jornalista Anna Ruth Dantas nesta semana, onde destacou o papel central da agricultura familiar na economia e no abastecimento de alimentos no estado.
De acordo com Oliveira, a agricultura familiar corresponde a cerca de 85% das propriedades rurais do Rio Grande do Norte. O dado é baseado no Censo Agropecuário de 2017, mas o secretário considera que os números são subestimados devido ao contexto em que o levantamento foi realizado. "O censo foi feito no final do século, durante o pior ciclo de seca do século, o que deixou muitas propriedades desabitadas e, consequentemente, fora das estatísticas", explicou.
Atualmente, o estado conta com aproximadamente 50 mil unidades produtivas familiares, com cerca de 45 mil sendo ligadas diretamente à agricultura familiar. Esse setor, conforme ressaltado por Oliveira, é responsável por grande parte dos alimentos consumidos pelos potiguares. "Cinquenta e quatro por cento do leite produzido no estado vem da agricultura familiar, assim como 90% da mandioca e do feijão, e a maior parte do milho", afirmou.
O secretário destacou ainda a relevância econômica da agricultura familiar, ressaltando que, além de ser uma fonte significativa de produção de alimentos, o setor é essencial para o desenvolvimento rural e a manutenção das comunidades do interior do estado.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários