Declaração foi feita pelo secretário da Semurb em entrevista ao Jornal da Cidade, pela 94 FM

Post Images
Foto: Reprodução.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, pela 94 FM, nesta sexta-feira (5), o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, apontou que a draga, ou seja, um dos principais equipamentos usados nas obras da engorda da Praia de Ponta Negra, pode ser devolvido por falta de utilização durante o período onde a licença ambiental deveria ter sido emitida. Assista a entrevista completa clicando AQUI.

"O nosso dia D era hoje, dia 5 de junho. Então, a partir de agora, a qualquer momento, podemos perder esse equipamento. Como mencionei, isso vai comprometer a execução da engorda da praia, não apenas este ano, mas também no próximo, podendo causar vários racionamentos. Por quê? Porque o próprio Idemo, através dos estudos ambientais, entendeu que há uma janela ambiental para a execução da engorda da praia. Essa execução deve ocorrer no período de 1º de julho (hoje são 5 de julho) até 31 de outubro. Isso porque, nesse período, há as condições de meso-maré e oceanográficas adequadas, e a partir de novembro há a presença de aves migratórias. Além disso, sabemos que temos a alta estação nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o que torna inviável a realização de um processo desse porte nessa época", relata.

O que é a draga?

A draga é um navio com uma tubulação de sucção que funciona como um aspirador, sugando areia e água do mar. A areia é armazenada em cisternas com capacidade de 2800 metros cúbicos, o equivalente a 700 caminhões de areia. O excesso de água é devolvido ao mar. O navio se aproxima da praia a cerca de 500 metros e conecta tubos instalados em cinco ou seis pontos ao longo dos 4 km de praia que serão aterrados.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários