Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Suspensão de obras e desbloqueio de leitos estão entre as ações propostas pela secretaria para enfrentar a alta demanda
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta segunda-feira (18) uma série de medidas emergenciais para reduzir a pressão sobre o atendimento no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, o maior hospital público do Rio Grande do Norte. As ações incluem a suspensão das obras de reforma no segundo andar do hospital, medida que permitirá a abertura de novos leitos nos próximos dias.
Além disso, a secretaria aguarda uma decisão judicial para viabilizar o desbloqueio de leitos em outras unidades de saúde da rede estadual, como os hospitais de Macaíba, Dr. João Machado e Giselda Trigueiro, ambos em Natal.
A governadora Fátima Bezerra também solicitou à Sesap a apresentação de um plano de ação para ser discutido com outros órgãos estaduais. Ainda nesta segunda-feira, representantes da Sesap devem detalhar as medidas propostas em entrevista coletiva e, em seguida, haverá uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) para alinhar estratégias.
Segundo o governo estadual, as ações não se limitarão a soluções imediatas. A governadora determinou que sejam elaboradas medidas de médio e longo prazo, envolvendo diferentes esferas do poder público, para melhorar o atendimento à população e abordar as causas estruturais da sobrecarga enfrentada pelo Walfredo Gurgel.
A Sesap reafirma o compromisso de buscar alternativas que garantam o acesso à saúde e o funcionamento pleno do sistema, diante da alta demanda que vem desafiando a rede pública de saúde no estado.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários