Mais de 9 mil desse total são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos

Post Images
Reprodução

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal está convocando mais de 10 mil pessoas - sendo 9,1 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade - para tomarem a segunda dose da vacina contra a dengue.

Segundo a SMS, essas 10 mil pessoas completaram os 90 dias de intervalo necessários entre as doses, mas não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose do imunizante.

A vacinação segue disponível para o público com idade entre 10 e 14 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também nos pontos extras de vacinação. 

Em número totais, em em Natal, 10.234 pessoas podem receber a segunda dose da vacina e não compareceram a uma sala de vacinação para completar o esquema vacinal. Destes, 9.147 são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, público-alvo para receber o imunizante.

A vacina que está sendo aplicada é a Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

“Estamos fazendo um alerta para as pessoas que estão com a segunda dose atrasada para procurarem um dos nossos pontos e completarem o esquema, garantindo uma maior proteção contra a doença", explicou a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos.

Segundo a SMS, pessoas que se imunizaram com a ampliação temporária, que aconteceu no mês de abril de 2024, também devem procurar um dos pontos de vacinação.

O Ministério da Saúde recomendou a ampliação do público-alvo para o uso da vacina da dengue e o remanejamento de doses para outros municípios, em caso de proximidade de vencimento.

"No momento, não temos doses para vencer nos próximos 60 dias, por isso Natal ainda não vai ampliar a faixa etária para a vacinação da dengue”, explicou Veruska Ramos.

 

Com informações do G1 RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários