Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Teste é realizado para comprovar a transparência e segurança do voto eletrônico
A Auditoria das Urnas Eletrônicas aconteceu, neste domingo (6), dia em que ocorreram as Eleições municipais. A ação foi realizada das 8h às 17h, período paralelo à votação que ocorria em todo o território nacional. Ao todo, 23 urnas foram sorteadas e recolhidas, do seu local de votação, para participarem dos Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas. Ademais, ainda foram feitos Testes de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais em 3 urnas do estado do Rio Grande do Norte (RN).
Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.673/2021, a auditoria é o exame sistemático que verifica se os softwares da urna estão implementados de acordo com as normas e os procedimentos legais. O objetivo principal é confirmar que estão funcionando normalmente. Nesse processo, servidores públicos voluntários atuaram, durante o domingo (6), com uma votação paralela de verificação da transparência do voto eletrônico. Todo o trabalho da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas (CAVE) e Voluntários foi gravado e transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube do TRE-RN e pode ser acompanhado pelos eleitores interessados.
Como é feito o Teste de Integridade
Após o sorteio das 23 urnas, estas são trazidas para o TRE/RN e auditadas ao longo do dia. O voto manual (chamado de cédula) é retirado de uma urna de lona, passa pela digitalização no computador, via um Sistema de Apoio à Votação (SAVP). Em sequência, este voto é atribuído a um eleitor e inserido na Urna Eletrônica. Ao final da votação, é conferido se quantidade de votos inseridos no SAVP confere com os votos que saem no Boletins (BUs) da Urna Auditada.
Auditoria comprova 100% de Integridade nas Urnas Eletrônicas
Ao final da Auditoria, foram registradas 6 ocorrências de Divergência de resultados. No entanto, como todo o processo é filmado, foi possível comprovar o erro humano na digitação do voto na Urna Eletrônica pelos voluntários, contabilizando um total de 0% de chances de erro no processamento das urnas. “A falha humana foi comprovada por meio de minucioso exame das filmagens, onde foi possível visualmente identificar o momento exato em que houve inserção duplicada de voto constante na cédula de papel ou a falta da inserção do voto na urna, confirmando que o equipamento contabilizou somente os votos que foram realmente inseridos nele”, explicou Giovanna Soares, assistente do Gabinete e Apoio a Planejamento e Gestão da Secretaria Judiciária (GAPSJ) e Membro da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas (CAVE).
Para os voluntários que participaram do processo, foi uma experiência única. “É muito gratificante, para nós, auxiliarmos o TRE a garantir a integridade das urnas para que os eleitores se sintam mais confortáveis em votar e saber que seus votos serão computados com sucesso”, comentou Thales Spencer Batista, que ficou responsável pelo teste na urna que veio do município de Pendências, após o sorteio no sábado (5).
Foram sorteadas as seguintes urnas:
2 urnas eletrônicas para teste de integridade com biometria
- Zona 03 – Seção 476 – Município – Natal
- Zona 03 – Seção 477 – Município – Natal
18 urnas eletrônicas para teste de integridade
- Zona 01 – Seção 632 – Município – Natal
- Zona 09 – Seção 182 – Município – Tibau do Sul
- Zona 15 – Seção 46 – Município – São José de Campestre
- Zona 46 – Seção 114 – Município – Ielmo Marinho
- Zona 47 – Seção 28 – Município – Pendências
- Zona 35 – Seção 40 – Município – Apodi
- Zona 67 – Seção 117 – Município – Nísia Floresta
- Zona 19 – Seção 47 – Município – Lagoa de Velhos
- Zona 27 – Seção 73 – Município – São Rafael
- Zona 64 – Seção 196 – Município – Maxaranguape
- Zona 8 – Seção 90 – Município – Santa Maria
- Zona 04 – Seção 375 – Município – Natal
- Zona 45 – Seção 63 – Município – Severiano Melo
- Zona 29 – Seção 172 – Município – Assú
- Zona 65 – Seção 82 – Município – Marcelino Vieira
- Zona 11 – Seção 25 – Município – Canguaretama
- Zona 02 – Seção 046 – Município – Natal
- Zona 20 – Seção 36 – Município – Currais Novos
3 urnas eletrônicas para teste de autenticidade dos sistemas eleitorais
- Zona 44 – Seção 27 – Município – Lagoa Salgada
- Zona 63 – Seção 11 – Município – Portalegre
- Zona 13 – Seção 103 – Município – Santo Antônio
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários