Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Fato mais preocupante estava relacionado ao resgate das nove crianças e adolescentes ilhados no leito do rio Salgado, em Lajes
As chuvas que caíram durante o domingo (31) provocaram transtornos para as pessoas que se deslocavam pelo interior do Rio Grande do Norte durante o feriado de Páscoa. Na BR-304, entre os quilômetros 204 e 206, uma ponte desabou, o nível do rio Salgado subiu e nove crianças e adolescentes ficaram ilhadas em uma pedra. Na noite do domingo, o Corpo de Bombeiros iniciou a tentativa de resgate e, às 22h30, todos foram resgatados. Os dois helicópteros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, contudo, estão em manutenção e não puderam voar.
Em nota, o Governo do Estado informou que mobilizou todas as forças de segurança pública do Estado e instituições federais ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para atendimento e apoio às ações de eventuais resgates de pessoas em áreas afetadas pelas chuvas deste fim de semana no interior do estado. O fato mais preocupante estava relacionado ao resgate das nove crianças e adolescentes ilhados no leito do rio Salgado, em Lajes.
Segundo relatos da Polícia Rodoviária Federal, os jovens provavelmente foram ao local quando o nível do rio estava subindo. Eles teriam subido em uma pedra para observar a paisagem, mas foram surpreendidos com o rápido aumento da água e, então, ficaram ilhados. Imagens mostraram que até a noite deste domingo os jovens permaneciam no local. Contudo, às 22h30, a Sesed informou que o resgate havia sido realizado com sucesso.
As equipes dos Bombeiros foram à área, inclusive com embarcação à disposição para o resgate. Contudo, não seria possível utilizar os dois helicópteros da Polícia Militar porque ambos estão em manutenção devido a problemas distintos, identificados nos últimos dias.
O Potiguar 01, modelo Esquilo/Helibras, tem uma anormalidade em uma das pás (hélices), que precisará ser enviada para a fábrica, da Helibras, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais. Já no Potiguar 02, modelo Koala/Leonardo, foi identificada uma pane elétrica no start-gerador. A insistência em sua utilização, de acordo com a Sesed, pode causar a queima da turbina. Neste caso, os engenheiros da fábrica Leonardo, que fica na Itália, virão ao Rio Grande do Norte nos próximos dias.
“Havendo necessidade de uso, a PRF já colocou um de seus helicópteros à disposição do Governo do RN. A aeronave está no pátio da PRF, no Recife, em Pernambuco, e nesta segunda-feira (01/04) pousará em Mossoró. Uma segunda aeronave do Corpo de Bombeiros de Pernambuco também está de sobreaviso para deslocar ao Rio Grande do Norte, caso seja acionado”, informou a Sesed.
Acessos
Em função da obstrução do trecho da rodovia federal BR 304 devido ao alagamento e transbordamento do rio Salgado, em Lajes, os motoristas podem usar rotas alternativas.
Uma opção é usar a BR 304 até o acesso à RN 233 até chegar à BR 226, em Triunfo Potiguar, mantendo-se na BR 226 até Natal. Também pode ser utilizada a BR 110, passando por Upanema e Campo Grande para acessar a BR 226, chegando a Triunfo Potiguar e seguindo via Jucurutu, Currais Novos até chegar a Natal (ou fazer o sentido inverso).
Mais uma opção é seguir pela BR 406 seguindo até a Estrada do Óleo e, de lá, seguir para Assu.
A PRF, porém, sugere que os motoristas evitem viajar enquanto a situação não se normaliza.
Tribuna do Norte.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários