Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Detran contabilizou 38.359 infrações de trânsito nos primeiros três meses do ano
O Rio Grande do Norte registrou uma redução de 23,6% no número de infrações de trânsito no primeiro trimestre de 2024, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram 38.359 infrações, contra as 50.183 no mesmo período de 2023.
De acordo com o Detran, a diminuição é atribuída a programas de educação no trânsito e à ampliação da fiscalização nas principais rodovias estaduais. Hamurab Figueiredo, subcoordenador de educação de trânsito, destacou que as ações educativas começaram em dezembro, com a operação verão, estendendo-se até após o carnaval.
Atualmente, segundo o Detran, vários pontos da Região Metropolitana de Natal contam com radares instalados. A Avenida Engenheiro Roberto Freire é a que soma o maior número de pontos monitorados, com cinco locais. Além disso, os equipamentos também estão instalados no prolongamento da Prudente, Rota do Sol, Via Costeira (RN-301) e Av. João Medeiros Filho (RN-302).
Em todo o ano de 2023, o valor da fiscalização eletrônica foi de R$ 2,1 milhões, com uma média mensal de R$ 180 mil.
Ainda de acordo com o Detran, os radares instalados em Natal são de três tipos: Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que fiscaliza o limite máximo regulamentado para a via; Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), que mede a redução pontual de velocidade em um trecho específico da via; e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que mede a velocidade e fiscaliza avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.
Sobre a instalação de novos radares, a coordenadoria de operações do Detran estuda a possibilidade de implantação na Avenida Olavo Montenegro, que ainda está em avaliação.
“A operação verão, em parceria com o CPRE, Corpo de Bombeiros e Programa Vida no Trânsito, realiza blitzes educativas e campanhas como o ‘Bafômetro Amigo’, orientando a população sobre segurança no trânsito e a importância de não dirigir sob efeito de álcool”, detalhou Hamurab Figueiredo.
Ainda segundo ele, o Detran segue com ações educativas nas escolas, através do projeto ‘Educar para o Trânsito’. Em maio, em alusão à programação do ‘Maio Amarelo’, o órgão intensificou palestras sobre uso de capacetes, cintos de segurança e outros temas de segurança no trânsito. As atividades educativas também são realizadas em Centros de Formação de Condutores (CFCs), empresas, praças de moto táxi e associações de motociclistas.
“Seguiremos intensificando as ações educativas e capacitação, com uma atenção especial aos motociclistas. A Escola Pública de Trânsito oferece constantemente cursos e capacitações a esses condutores e profissionais de motofrete”, encerra Figueiredo.
Novo Notícias.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários