Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Conforme dados do IBGE, 12 cidades potiguares não tem domicílio sem banheiro
O Rio Grande do Norte tem 3.097 domicílios sem acesso a banheiro ou sanitário. Além disso, 12 cidades potiguares não tem domicílio sem banheiro. Os dados constam no Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As informações classificam o RN como o penúltimo colocado, ou seja o 8º, entre os estados nordestinos com domicílio sem acesso a banheiro ou sanitário. O estado que ficou em último foi Sergipe e o Maranhão ficou em primeiro.
Conforme o levantamento, as cidades que não tem domicílio sem banheiro são: Cruzeta, Fernando Pedroza, Galinhos, Lagoa de Velhos, Monte das Gameleiras, Parazinho, Passagem, Riacho da Cruz, Ruy Barbosa, São Bento do Norte, Senador Georgino Avelino e Viçosa.
No total, 285.389 famílias nordestinas não contam com o cômodo na residência. Os dados mostram que a região é a mais afetada do país, tanto em números absolutos quanto em taxa por 100 mil domicílios. Em números proporcionais, o Nordeste tem aproximadamente 1.518 famílias sem banheiro a cada 100 mil residências. O Norte tem 1.059, o Centro-oeste registrou 134, o Sudeste 45 e o Sul 38 casas sem banheiro a cada 100 mil domicílios.
O Sudeste, Centro-Oeste e Sul apresentam números totais menores: são 14 mil, 7 mil e 4 mil domicílios sem banheiro ou sanitário, respectivamente.
Já no cenário das capitais nordestinas, Teresina, no Piauí, se destaca negativamente, liderando o ranking nacional com 1.027 casas sem banheiro a cada 100 mil domicílios. Apesar do estado do Maranhão ocupar a pior colocação, a capital, São Luís, apresenta 937 domicílios na condição de não possuir nenhum banheiro ou sanitário, ficando em segundo lugar entre as capitais nordestinas com maior quantitativo. As duas capitais também estão presentes entre os 50 municípios nordestinos com o pior índice.
Com informações da Agência Tatu.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários