Um buraco de pouco mais de dois metros na estrutura metálica da Ponte Newton Navarro tem assustado pedestres e causado perigo para quem passa no local

Post Images
Foto: Adriano Abreu.

Um buraco de pouco mais de dois metros na estrutura metálica da Ponte Newton Navarro tem assustado pedestres e causado perigo para quem utiliza a “Ponte de Todos” para fazer a travessia diária no sentido zona Norte de Natal. Segundo moradores e usuários, a estrutura metálica ruiu há pouco mais de um mês. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) disse que vai enviar uma equipe técnica nos próximos dias para promover o reparo.

O buraco pode ser avistado logo no começo da ponte, antes mesmo da curva sentido Redinha. Pelo buraco é possível ver as estruturas metálicas que caíram embaixo da ponte. Ao longo da ponte, também é possível observar que outras partes da estrutura estão ruindo com o passar do tempo e ação da maresia.

“Assusta muito esse buraco. Já tem mais de um mês que está assim”, disse o pedreiro Lenilson Fonseca, 59 anos, morador de Brasília Teimosa e que utiliza a ponte todos os dias para executar serviços junto a um irmão na zona Norte de Natal.

Outros transeuntes que circulam pela Ponte Newton Navarro também relataram medo com o buraco. Além disso, a estrutura metálica da ponte em si em outros trechos também apresenta ferrugem elevada e deterioração.

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura disse que enviará equipe à ponte nesta terça-feira (16) para uma vistoria técnica de atualização e levantamento das necessidades de manutenção das estruturas de proteção.

“As informações são essenciais para que a secretaria da Infraestrutura inicie os reparos necessários nos próximos dias. A ponte passou por manutenção em alguns pontos dessa estrutura de proteção ano passado, considerando que há um processo de desgaste mais acelerado em decorrência da maresia, principalmente”, disse.

Essa não é a primeira vez que a Ponte Newton Navarro apresenta problemas. Em novembro de 2022, juntas de dilatação da Ponte estavam sem a proteção de metal em trechos de passagem de pedestres. Com isso, quem transitava pelo equipamento se assustava com a lacuna descoberta que dá visão ao mar. A suspeita é de que as placas foram furtadas do local.

Na semana passada, a Governadora Fátima Bezerra participou de uma reunião com o Ministro de Portos, Sílvio Costa Filho, onde foram assegurados investimentos para a melhoria da infraestrutura do Porto de Natal e para outros equipamentos, como a Ponte Newton Navarro.

Foram asseguradas R$ 10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal. A construção das defensas será executada em uma ação conjunta do Ministério dos Transportes, através do Dnit, com o Ministério de Portos e Aeroportos, já dispondo de projeto básico elaborado e com orçamento inicial estimado em R$ 45 milhões, estando em fase de definição de dotação orçamentária.

Tribuna do Norte.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários