Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Dados foram divulgados nesta segunda (15) pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia
O Rio Grande do Norte tem 390.096 condutores com algum problema de visão registrado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que equivale a 42% do total de motoristas habilitados presentes no estado. O número proporcional é o maior entre todas as unidades federativas do Brasil.
Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e foram divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) nesta segunda-feira (15).
Na avaliação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, diversos fatores contribuem para a crescente demanda por cuidados oculares como exposição prolongadas às telas, aumento de doenças crônicas e maus hábitos de vida.
Além do Rio Grande do Norte, completam o top-3 de maior volume proporcional de CNHs com restrições os estados da Paraíba (38%) e Rio de Janeiro (34%). Na contramão está o estado do Acre, com 20% dos condutores quem só podem dirigir com óculos ou lente de contato.
O pedido de inclusão de anotações na CNH é feito pelo médico do tráfego ao final da avaliação prévia exigida para a concessão ou renovação do documento. No exame, o especialista analisa as condições do candidato de conduzir um veículo, sem oferecer perigo para outros motoristas, passageiros e pedestres.
Ao identificar a existência ou sintoma de deficiência de visão, o médico do tráfego orienta a busca por uma avaliação especializada, que ser feita por um oftalmologista, para que seja feito o diagnóstico
Mais motoristas com restrições
O número absoluto de motoristas com alguma restrição visual no Rio Grande do Norte sofreu aumento ao longo dos anos, seguindo uma tendência nacional.
Em 2014, 219.884 CNHs apresentavam restrições, número 77% menor do que os 390 mil condutores com restrições visuais contidos no levantamento do Senatran em 2024.
O percentual foi o mesmo registrado a nível nacional, que registrava 14,4 milhões de condutores com restrição em 2014 contra 25,4 milhões em 2024.
G1 RN.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários