Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já acontece em todo o país. Capital do Rio Grande do Norte, Natal tem pelo menos quatro pré-candidatos a prefeito bem definidos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Carlos Eduardo (PSD)
Carlos Eduardo Alves é advogado e já foi deputado estadual e prefeito de Natal. Eleito para o cargo de vice-prefeito em 2000, ele assumiu a prefeitura em 2002 após a saída de Wilma de Faria para concorrer ao governo do RN. Foi reeleito em 2004 e permaneceu no cargo até 2008. O político voltou ser eleito e reeleito como prefeito da capital em 2012 e 2016, em primeiro turno. Ele deixou o cargo de prefeito em 2018 para concorrer ao governo do estado, mas acabou derrotado nas urnas. Também perdeu a eleição para o Senado em 2022.
Natália Bonavides (PT)
Natália Bonavides é advogada e defendeu juridicamente diferentes movimentos sociais e sindicatos do RN. A política garantiu seu primeiro cargo eletivo após vencer a campanha para a Câmara Municipal de Natal em 2016, assumindo o mandado de vereadora no ano seguinte. Dois anos depois, em 2018, foi eleita deputada federal. Após o primeiro mandato, em Brasília, foi reeleita deputada federal em 2022, como a candidata mais votada do Rio Grande do Norte, com mais de 157 mil votos.
Paulinho Freire (União Brasil)
O empresário Paulinho Freire foi eleito vereador de Natal pela primeira vez em 1992 e reeleito em 1996. De 1997 e 2002, foi presidente da Câmara Municipal. Assumiu mandato de deputado estadual em 2003 e em 2008 foi eleito vice-prefeito da capital potiguar, na chapa da prefeita Micarla de Sousa. Chegou a assumir a prefeitura por mais de um mês, em 2012, após afastamento da gestora, mas deixou o cargo para assumir um novo mandato de vereador. Em 2022 foi eleito deputado federal deixou a presidência do Legislativo municipal para assumir ao novo cargo em 2023.
Rafael Motta (Avante)
Engenheiro de produção, Rafael Motta já foi vereador de Natal e deputado federal pelo Rio Grande do Norte. A primeira campanha vencida, para a Câmara Municipal, ocorreu em 2012. Dois anos depois, em 2014, Motta foi eleito para a Câmara Federal. Reeleito em 2018, ele permaneceu no cargo em Brasília até o início de 2023. Em 2022, Rafael Motta disputou uma vaga ao Senado, mas não ganhou. Em novembro de 2023, ele foi nomeado secretário de esportes da capital e deixou o cargo em março deste ano, para lançar sua pré-candidatura a prefeito.
G1 RN.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários