Para os moradores da região, o início da construção da nova escola, que atenderá também as localidades de São Cristóvão e São José I e II, é um sonho que começa a se tornar realidade

Post Images
Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM).

Após 37 anos, a comunidade de São José, localizada no polo Jucuri, zona rural, ganhará uma unidade de ensino completamente nova. Na tarde desta terça-feira (27), a Prefeitura de Mossoró assinou a ordem de serviço e deu início à construção das novas instalações da Escola Municipal Pedro Fernandes Ribeiro, em substituição ao antigo equipamento que havia no local e que não mais oferecia as condições necessárias para os estudantes e professores, sendo necessária a sua demolição.

Para os moradores da região, o início da construção da nova escola, que atenderá também as localidades de São Cristóvão e São José I e II, é um sonho que começa a se tornar realidade. “É um sonho realizado, há muito nós esperávamos por isso, e a Prefeitura vai realizar o sonho de todas crianças e das mães também, em dar um conforto melhor aos filhos da gente. Espero que isso incentive a vinda de novos alunos para cá”, afirmou Lane Silva, mãe das pequenas Ághata Eloah e Ana Eloísa.

Gislane Gomes, mãe de Lara Sophia, que é aluna da Escola Pedro Fernandes, também comemorou a conquista da comunidade. “Estamos muito felizes. Isso representa muito, porque meu filho já estudou aqui, eu já estudei nessa escola também, e agora minha outra filha. Uma escola bem pertinho de casa, e a gente esperava muito por isso”, contou.

Natália Batista é mãe de três crianças, sendo duas ainda estudantes da Escola Pedro Fernandes. Ela celebra o início da construção da nova unidade. “Aqui, antigamente, só tinha uma sala para cinco turmas. Eu estudei aqui, meus tios estudaram, e é uma realização o colégio ser feito, porque era um sonho antigo, de muito tempo. Vamos ter algo melhor, com uma estrutura melhor. Estou muito feliz, quem não está?”, frisou.

Maria Lidiane também é mãe de duas alunas da unidade de ensino. Ela conta que as filhas, Maria Eduarda e Maria Ester, estavam ansiosas para o início das obras. “Estamos muito felizes em ver a conquista. As crianças também ficam muito felizes, principalmente as minhas duas filhas, que estavam muito ansiosas. É uma felicidade enorme em ver isso que vai acontecer, é um sonho realizado. Há muito tempo esperávamos”, afirmou.

“É uma realização muito grande, porque meus filhos estudaram aqui, mas era uma escolinha pequena, e hoje poder ver as crianças terem uma escola boa, de qualidade, que a gente já vinha batalhando há muitos anos, é gratificante. Todos da comunidade estão muito felizes, porque a gente conseguiu isso”, complementou a moradora Luciana Medeiros.

A nova Escola Municipal Pedro Fernandes Ribeiro contará com recepção, salas de aula, secretaria, banheiros acessíveis para Pessoas com Deficiência (PcD), cozinha, refeitório, almoxarifado, entre outros ambientes. A área total construída será de 187,1 m³. O investimento da Prefeitura, por meio dos programas “Mossoró Realiza” e “Mossoró Cidade Educação”, é de R$ 541,4 mil, com recursos próprios. A escola também terá ambientes climatizados e capacidade para receber até 110 alunos, da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“É de tamanha relevância este momento de acreditar no sonho possível, e continuar acreditando que a escola do campo é que demarca as nossas histórias. A educação do campo revoluciona vidas, e essa escola tem um cunho de muita importância para as comunidades que compõem este polo, que têm uma história de luta muito grande para a ampliação e construção dessa nova escola”, pontuou Fabiana Paula, diretora do Núcleo Municipal de Educação Rural (NMER) João Níceras de Morais, que abrange a Escola Pedro Fernandes e outras três unidades de ensino.

O secretário municipal de Educação, Marcos Oliveira, que acompanhou a assinatura da ordem de serviço, explicou que durante a construção da nova unidade, os alunos, professores e demais servidores da Pedro Fernandes permanecerão acolhidos na Escola Municipal Carmelia de Almeida, instalada no mesmo polo.

“Esta nova unidade segue todos os bons padrões de construção para escolas. É uma alegria, porque desde 2023 que os nossos alunos foram deslocados para a Escola Carmelia de Almeida, nesse mesmo Núcleo, e agora teremos a oportunidade de estarmos mais juntos dos estudantes. É um investimento de mais de R$ 500 mil, trazendo educação de qualidade também para a zona rural do município de Mossoró”, finalizou.

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários