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Parlamentar assinalou que Cosern já teria mais de 1.700 processos movidos por clientes de energia solar
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Tomba Farias (PSDB), em discurso no Plenário da Assembleia Legislativa, sugeriu que clientes da Cosern, na categoria de energia solar, que se sintam prejudicados pela Companhia, façam suas denúncias ao Procon da Assembleia Legislativa, para que o órgão possa averiguar eventuais irregularidades que estariam sido cometidas pela prestadora de serviços. Tomba não destaca a possibilidade de abrir uma “CPI da Cosern”, caso as denúncias de eventuais “crimes contra o consumidor” sejam confirmadas. O próprio parlamentar afirma ser vítima das falhas operacionais da operadora.
Tomba Farias assinalou que tem informações que a Cosern já teria mais de 1.700 processos movidos por clientes de energia solar. “Para se ter uma ideia, desde agosto de 2023 que a Cosern não envia o relatório de geração de energia solar, inclusive soube que isto está acontecendo com quase todos os clientes.”
O parlamentar acrescentou que nesta quarta-feira, dia 21, sem que tivesse nenhum aviso de corte, a Cosern desligou a energia da casa do morador da sua fazenda, assim como a da sede da propriedade rural, que estava em dia e é alimentada por energia solar. Depois de mais de uma hora, eles reconheceram o erro e sem ele falar com ninguém da Cosern, eles retornaram e religaram a energia.
“A Cosern mudou a categoria da minha fazenda em Tangará, de rural para comercial alta tensão, sem me comunicar. A conta foi aumentando de R$ 80,00 para 465,00, 773,00 e 1.030,00, sem nenhuma justificativa”, revelou Tomba.
O deputado anunciou que já acionou sua assessoria jurídica para entrar na justiça contra a Cosern. “Tenho recebido várias reclamações de pessoas sobre o péssimo serviço que a Cosern está prestando”, revela Tomba, que assinalou ainda que a Cosern chegou ao ponto de fazer um parcelamento, que nunca foi solicitado por ele.
Registrando que o “Portal Corporativo” da Cosern fica rotineiramente fora do ar e que os canais de WhatsApp da Companhia “são demorados e ineficientes”, o vice-presidente da AL/RN denunciou que a Cosern muda regras de conexão de energia de baixa tensão e não informa aos clientes e nem dá orientações aos seus próprios funcionários ou terceirizados sobre as mudanças.
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