Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Parlamentares defenderam que as mulheres avancem na ocupação de mais espaços políticos
Integrantes da maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, as deputadas Eudiane Macedo (PV) e Cristiane Dantas (SDD) participaram do Fórum Político e Feminino, promovido pela Federação das Câmaras Municipais (FECAM/RN). O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) e reuniu mais de cem participantes, entre vereadoras e assessoras de praticamente todos os municípios potiguares.
O encontro faz parte as comemorações do mês da mulher e as parlamentares defenderam que as mulheres avancem na ocupação de mais espaços políticos. “A gente tem que vencer o preconceito e lutar para ocupar cada vez mais espaço na política” afirmou Eudiane, que fez um relato sobre sua trajetória, desde antes mesmo de ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Natal.
A deputada Cristiane Dantas, que também é Procuradora Especial da Mulher na ALRN, fez uma explanação sobre os pilares de atuação da procuradoria e incentivou as vereadoras a se articularem para instalar sistema semelhante nas câmaras em que atuam. “É importante esse espaço para acolher, ouvir, orientar e encaminhar soluções nos legislativos municipais”, disse.
Diretora Executiva da FECAM, Erineide Fernandes Sá afirmou que o evento foi organizado pelo Conselho da Mulher da própria federação, como compromisso do presidente da entidade, Wolney França. “Já debatemos o feminicídio e outros eventos estão programados”, afirmou.
Vereadora por Carnaúba dos Dantas, Bárbara Dantas afirmou: “participar de um evento como esse é importante para estarmos a par dos nossos direitos e dos lugares que podemos e devemos ocupar. E me faz entender que a federação tem esse olhar para a pauta da mulher, com ideias de projetos de leis e requerimentos que podemos levar para a nossa realidade”, disse.
Esse mês a Procuradoria da Mulher da ALRN deu início ao seu projeto de interiorização, com a inauguração, em São José de Mipibu, da primeira Procuradoria Municipal. O município foi o primeiro a aprovar um projeto de resolução na Câmara Municipal, tornando-se apto a receber toda capacitação e orientação da ProMulher da ALRN para instalação e funcionamento do órgão.
O evento foi realizado na sede da federação, presidido pela presidente da Comissão da Mulher da FECAM, vereadora Jéssica Queiroga, que também preside a Câmara Municipal de Olho D'Água do Borges e teve também a participação da desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do RN, Zeneide Bezerra; da coordenadora da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos de Parnamirim, Kalina Veloso; entre outros participantes.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários